Exposição ComCiência - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Exposição ComCiência

 
Museu é lugar de criança, sim! A Dani Lemos já até publicou sobre isso aqui, Eu acredito que o contato com a arte, todas as manifestações artísticas, favorecem a formação emocional e intelectual dos pequenos. Incentivo e, sempre que possível coloco Lola em contato com a arte. Fomos visitar a famosa, e polêmica, exposição ComCiência, da australiana Patrícia Piccinini. Uma palavra define: encantamento! 


Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista se utiliza do realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas. A exposição é um neologismo que carrega sentido duplo, conectando consciente e ciência. 




Patrícia usa, na maioria das obras, fibra de vidro e silicone. O realismo é de espantar. É possível observar a riqueza de detalhes representadas nas obras, como veias, poros, pelos e músculos. As criaturas em alguns causa repulsa inicial. O desconhecido amedronta e quase todas estão interagindo com crianças. Lola não se assustou. Pelo contrário. Disse que os monstrinhos são fofos. Ela tem razão. 

Eu vi ternura em todos os contatos. embora sejam criaturas desconhecidas, surgidas de modificações genéticas (isso, sim, assustador), o olhar de todas elas era afetuoso. Tive vontade de tocar, pegar no colo, abraçar. Lola também precisou ser controlada para não colocar a mão nas criaturas.

Essa reflexão proposta pela artista nos leva ao questionamento do quanto valorizamos aparência e em como as crianças são capazes de aceitar diferenças. No imaginário infantil, monstrinhos fazem parte desde sempre e, muitas vezes, são amigos.  Temos que ter cuidado com os moldes para uma percepção de padrão estético ideal, imposto por um sistema massacrante. 

Veja o vlog da nossa visita à exposição:



ComCiência já foi vista por mais de um milhão de pessoas em Brasília, São Paulo  e Rio de Janeiro, Em Belo Horizonte, fica até o dia 9 de janeiro de 2017.

Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte ( Praça da Liberdade, 450 – Funcionários) 
Telefone:  (31) 3431-9400 
email: ccbbbh@bb.com.br 
Funcionamento: de quarta a segunda das 9h às 21 horas
A exposição fica no CCBB até o dia 09/01/17
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?