Alimentação na gravidez que favorece a circulação - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Alimentação na gravidez que favorece a circulação



Como já contei aqui, a gravidez da Iolanda foi muito regrada. Eu não podia correr o risco de ter nenhum outro problema gestacional além da trombofilia e como na gravidez do Francisco desenvolvi diabetes gestacional, a alimentação foi ponto forte no controle. Eu cheguei a ir a um endocrinologista, mas não segui acompanhada por ele, porque minha obstetra estava sempre muito atenta a tudo e pedia todos os exames necessários, além de orientar no que fosse necessário. Mas nem sempre há uma obstetra tão completa como a que me atendeu e se há necessidade de controlar a alimentação na gravidez, é interessante pensar no acompanhamento de endócrino e nutricionista, sim. 

Neste post, vou contar algumas das coisas que incluí na minha dieta. Retirei o glúten ( por causa do alto índice glicêmico porque alguns estudos demonstram que o ele pode prejudicar a circulação, diminuindo o fluxo sanguíneo) 
e o açúcar ( isso desde a gravidez do Francisco e contei aqui neste post quais os adoçantes permitidos e produtos dietéticos) e cortei também fritura. Os grandes aliados para isso dar certo foram a tapioca (leia este post), o pão de queijo, o biscoito polvilho (amiguinhos se glúten). Eu também substituí o arroz por quinoa passei a adorar. Aqui neste post eu dou uma receita de risoto de quinoa.  A quinoa é é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Agora vou dar algumas dicas que melhoram a circulação sanguínea e ajudam todas as grávidas. O corpo durante a gestação mantém-se mais coagulado e para quem tem trombofilia isso é o grande risco, pois acaba-se formando trombos que podem comprometer a passagem de nutrientes e oxigênio para o feto. 


- Vitamina C (frutas, muitas frutas. Mas cuidado com a ingestão da frutose em excesso no risco de diabetes gestacional)


Alimentos que contêm vitamina C e flavonoides juntos (frutas cítricas e silvestres) fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos, além de impedir os radicais livres de comprometer a sua resistência. 


- Cebola e mirtilho

A quercetina, flavonoide encontrado na cebola roxa e mirtilo, como sendo muito eficiente na prevenção de vasinhos, tendo ação anti-inflamatória. 

-Abacaxi
A bromelaína, uma enzima naturalmente presente no abacaxi, auxilia na circulação. 

-Peixes, chia e linhaça
Ricos em ômegas, especialmente do tipo 3, esses alimentos ajudam a evitar a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose), aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial. 

- Suco de uva integral
Os flavonoides, ácidos fenólicos e o resveratrol encontrados nas sementes e cascas das uvas, possuem atividades antioxidantes, que contribuem para o efeito cardioprotetor, incluindo a habilidade de inibir as atividades de agregação plaquetária e formação de trombose.

- Alho
Aumenta a fluidez sanguínea. Use para temperar ou coma puro. 

>>>>>>Mude os hábitos!
Evite consumir gorduras saturadas e trans, pois elas irão se depositar em forma de placas nas suas artérias e veias, dificultando a passagem do sangue. Evite os alimentos industrializados, pois são ricos em sódio. 

>>>>>> Repouso na gravidez
A menos que você tenha indicação para fazer repouso, não faça. A gravidez já prejudica a circulação em todas as mulheres, pelo aumento dos níveis de estrogenio. O sedentarismo prejudica a circulação sanguínea. Movimente-se mesmo que em caminhadas leves. Gravidez com trombofilia não tem indicação para repouso. Até prejudica! 

>>>>>>>> Beba muita água!
A grávida precisa de mais água para que o corpo dê conta de tantas mudanças. Ande sempre com uma garrafinha e aumente o seu consumo normal.


4 comentários:

  1. Olá Letícia, sou a Bia. Acabei de descobrir que serei mamãe e gostaria de saber se posso consumir omega 3, 6 e 9 em capsula durante a gravidez?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Leticia!
    Tenho artrite reumatóide e tombofilia.ja sofri com vários abortos, estava me preparando p por diu e descubri q estou gravida. Ja agendei uma consulta com um hematologista. Leticia com quanto tempo q vc começou a usar heparina. Vc tomou, ne?!

    ResponderExcluir
  3. Luane, inicie após a ovulação. Você tem que começar imediatamente. Bjs e dê notícias

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Kelly, estou grávida de 11 semanas tenho suspeita d trombofilia,ainda vou fazer exame essa semana,tinha feito mas coletaram d forma errada vou ter q fazer novamente para começar o tratamento,já tive três aborto, tenho fé q dessa vez vai dar certo.

    ResponderExcluir

O que você acha?