Tapioca? Poooode! - EU CURTO SER MÃE

domingo, 12 de janeiro de 2014

Tapioca? Poooode!

Os ingredientes da delícia e a linhaça na massa para equilibrar
Aquela vidinha de pão integral cansa. E como... E aí voltar ao delicioso pão branco fresquinho pesa na consciência e, literalmente, na balança. Solução para variar? Tapioca! Sim, aquela do nordeste. Feita de goma de mandioca, ela tem apenas 70 calorias (a massa) e o recheio pode variar de salgado a doce, numa infinidade de combinações que deixam o sabor sempre diferente.

O porém é que a delícia é feita de farinha branca e, por isso, tinha sido abolida do meu menu por causa do meu controle com o índice glicêmico. A farinha branca não possui fibras, isso faz com que a glicose (açúcar) entre rápido na corrente sanguínea gerando uma resposta à insulina alta Pois bem, resolvido o problema. Descobri que acrescentar semente de chia ou linhaça à massa é uma alternativa para reduzir o índice glicêmico e, de quebra, incluir ômega 3 na refeição.

A tapioca também tem uma vantagem. O trigo vem sendo apontado como vilão, o ingrediente que agrava doenças do coração, diabetes, problemas intestinais e obesidade. No livro "Barriga de trigo" (Editora Martins Fontes), de Willian Davis, o trigo recebe o status de inimigo da humanidade e depois disso milhares de adeptos da dieta sem trigo espalharam receitas que usam farinha de mandioca, de milho, de linhaça, de quinoa... para fazer pãezinhos, bolos e outras iguarias. O Instagram está cheio deles, como fotos e receitas diárias. Então, as gravidinhas que lutam contra a diabetes gestacional podem aproveitar algumas dessas receitas que passarei a postar por aqui.

Eu preparo com a goma de tapioca, encontrada nos supermercados. Eu compro a que já vem hidratada e pronta para o uso. Não passo na peneira, não. Guardo depois o restante na geladeira para não perder. Deixo esquentar a frigideira e jogo uma quantidade que dê para cobrir o fundo, cerca de uma xícara de goma. Aí misturei a linhaça na massa e joguei junto. Depois de colocar na frigideira (usei antiaderente, sem untar), é só ir apertando com uma espátula, moldando na panela. Depois vira e quando dourar um pouquinho (não deixei ficar muito porque pode ficar puxento) pode virar de novo e colocar o recheio.Quando coloco queijo, gosto de levar a tapioca já pronta ao microondas por uns segundos, só para derreter.

Nas tapiocas salgadas, eu gosto de colocar requeijão light ou cream cheese, um pedaço de queijo branco e tomate e manjericão. Se quiser colocar peito de peru light fica bom também.

 Já nas doces, fiz com geleia zero adição de açúcar, só tem a frutose, natural nas frutas, um punhado pequeno de mixed nuts, com amendoas, castanhas, passas e ameixa,  e pronto. Delícia! A geleia tem cerca de 30 calorias e os nuts também.Não pode exagerar nos nuts, mas um pouco faz até bem.

A dica que vale para gravidas que querem controlar o peso, e eu sei que é difícil demais, para tentantes que precisam perder alguns quilinhos para poder engravidar e para as mamães que estão doidas para voltar a entrar naquele jeans.


Um comentário:

O que você acha?