Risoto de quinoa com palmito, alcaparra e legumes - EU CURTO SER MÃE

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Risoto de quinoa com palmito, alcaparra e legumes

Na busca pela alimentação mais saudável e pelo baixo índice glicêmico, problema que muitas grávidas enfrentam com a diabetes gestacional, como já venho falando há algum tempinho aqui no blog e avaliando produtos para diabéticos como fiz aqui e aqui.  Pois agora resolvi me aventurar verdadeiramente na cozinha e nesta brincadeira gourmet saudável, vou dividir aqui com vocês, e também no Instagram . E essas receitas servem para todas as leitoras do blog, sejam tentantes, gestantes ou mamães. Tem mulher que precisa emagrecer para poder engravidar, tem gravidinha lutando contra a diabetes gestacional e tem mamãe querendo perder o que ganhou na gravidez. Então, vai ajudar todo mundo.

A receita que fiz foi risoto de quinoa com palmito, alcaparras e legumes. Acompanhando, filé ao molho de shoyo e salgado maromba com recheio de peito de peru com queijo.

Risoto (receita para dois)

Ingredientes:

- 2 xícaras de quinoa mista
- 1 xícara de palmito
- 1 colher de sopa de alcaparras
- 1/2 xícara de cenoura picada em quadradinhos
- 1/2 xícara de ervilhas
- 1/2 cebola média
- 1 copo de vinho branco ou espumante branco
- Azeite para refogar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de creme de leite

Modo de fazer:
Refogue a cebola picada como preferir no azeite. Deixe dourar e jogue a quinoa. Acrescente um pouco do vinho, até cobrir a quinoa. Vá colocando a medida que for secando. Depois de terminar o copo, use a água que cozinhou a cenoura para ir regando os grãos até ficarem cozidos. Jogue o palmito, as alcaparras, a cenoura e as ervilhas. Desligue o fogo, antes da água secar por completo. Misture a colher de manteiga e a de creme de leite. Pronto. Só servir e saborear.

O salgado maromba eu vou fazer um post especial sobre ele. Mas para quem já conhece, o da foto usei frago e couve-flor. Volto para contar sobre este coringa que aprendi a fazer. Serve para qualquer hora. Me aguardem que conto já, já....






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?