A luta contra a trombofilia - EU CURTO SER MÃE

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A luta contra a trombofilia

Se tem algo que eu gostaria MUITO de poder levar aos quatro cantos do Mundo é informação sobre a trombofilia. Sempre vou falar, contar, divulgar, dar entrevista, espalhar. Ela faz parte da minha história de dor e de vitória. Ela me marcou para sempre. E ela faz muitas e muitas mulheres sofrerem sem que ninguém diga: você tem trombofilia. 

A trombofilia deixa o sangue mais coagulado do que o normal e em situações como a gravidez isso pode ficar sério e causar a morte do feto e da mãe em qualquer altura da gravidez. Isso foi o que matou Francisco, meu filho, com 38 semanas de gravidez. A placenta e o cordão tiveram coagulos que atrapalharam ele de receber oxigênio. Leia aqui a nossa história. 

Muitas mulheres sofrem com perdas gestacionais e continuam sem diagnóstico. Eu participo de um grupo lindo, com mulheres guerreiras e que tem como objetivo levar informação. Essas guerreiras me ajudaram muito, muito mesmo. No site, criado por elas,www.trombofilia.com tem muita informação e pode ser o início de várias respostas para quem tem problemas com a gravidez. Eu usei durante a gestação da Iolanda as "picadinhas do amor", que são injeções anticoagulantes, as heparinas. Iniciei antes de engravidar e manterei por 40 dias após o parto. Sacrifício? Nenhum! Por um filho eu topo furar até o olho de hora em hora. Esse tratamento trouxe minha pequena e pode ser a luz no fim do túnel para muita gente. 

Trombofílica, sim. E mãe de filho VIVO. Eu consegui! Muito orgulho!!!!


Fiz um vídeo registrando a última injeção antes do parto. Veja abaixo:



12 comentários:

  1. Oi Letícia, você poderia falar um pouco sobre qual é a sua mutação que possibilitou o diagnóstico para trombofilia??? Também fiz essa investigação de mutações e tenho algumas dúvidas... se vc puder compartilhar mais essa parte da sua vida com a gente ficarei muito agradecida!! Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Thais, sou homozigoto MTHFR c667t. Mas o tratamento para as trombofilias normalmente segue o protocolo da dose profilática (40mg) por dia independente da mutação. Em alguns casos pelo histórico usa-se uma dose maior. Abs

    ResponderExcluir
  3. Ola leticia.
    Fui diaginosticada com SOP. Porem eu menstruo todo mes, e em alguns meses meu fluxo vem ate no dia esperado.
    Sera que eu estou ovulando?
    Um teste de ovulaçao me ajudaria?
    Um teste de ovulaçao positivo siguinifica que eu liberei o ovulo e ele pode ser fecundado?
    Ou apenas que esta na hora de ovular mas pode ser que eu nao o libere?
    Me ajude por favor o meu MAIOR sonho é. Ser MAE

    ResponderExcluir
  4. Ola leticia.
    Fui diaginosticada com SOP. Porem eu menstruo todo mes, e em alguns meses meu fluxo vem ate no dia esperado.
    Sera que eu estou ovulando?
    Um teste de ovulaçao me ajudaria?
    Um teste de ovulaçao positivo siguinifica que eu liberei o ovulo e ele pode ser fecundado?
    Ou apenas que esta na hora de ovular mas pode ser que eu nao o libere?
    Me ajude por favor o meu MAIOR sonho é. Ser MAE

    ResponderExcluir
  5. Samara, o teste de ovulação dá um norte Mas não é tão preciso. O indicado é um ciclo acompanhado com ultrassom seriado. Abs

    ResponderExcluir
  6. Letícia, quanto tempo antes do parto você fez a última aplicação da enoxaparina? Alguns lugares dizem 24 hs e outros 48hs. Meu medico disse 48 hs mas estou bem insegura. E vc voltou a tomar quanto tempo após o parto? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Só a misericódia de Deus pra nos tirar de uma situação dessas. Usar a medição e entregar nossa vida e a vida do bebê em tuas mãos Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Só a misericódia de Deus pra nos tirar de uma situação dessas. Usar a medição e entregar nossa vida e a vida do bebê em tuas mãos Senhor!

    ResponderExcluir
  9. Olá Letícia!! Há uns meses acompanho o seu blog, e já assisti diversos vídeos do YouTube. Uma coisa que não encontrei foram vídeos falando sobre as mutações. Tenho trombofilia e perco com poucas semanas, a minha mutação é polimorfismo PAI heterozigoto e MTHFR a1268C heteroxigoto. Fiz uma FIV e consegui o positivo, mas com 6 semanas parou de evoluir, e lembro que tive todos os exames bons, mas estava preocupada com a trombofilia e cheguei a pedir para o médico e ele disse que eu não tinha... Se der faça um vídeo comentando da sua mutação... sei que cada organismo reagi de uma maneira... mas dizem que há mutações mais brandas e as severas... mas todas tem que tomar os devidos cuidados... também há as hereditárias e as adquiridas... faça um vídeo para alertar... sei que não somos médicas, mas é muito válido o que as histórias de vida... Abraços !!

    ResponderExcluir
  10. Amanda, este é um tema muito específico e eu não sou apta para falar sobre ele. As mutações não dizem especificamente quando haverá uma perda. A minha é consderada leve, mas matou meu filho com 38 semanas gestacionais. isso é ser leve? Não dá para pensar desta forma. Há muita coisa envolvida em perdas com uso de anticoagulantes, como a dosagem que pode ser baixa ou a necessidade de verificar o sistema imunológico e entrar com a ILPS. Abs

    ResponderExcluir
  11. Leticia adorei seu vídeo de "10 coisas que uma tentante não deve fazer",dicas preciosas,principalmente no entitulado "treino" que compactuo com a mesma opinião que a sua, casais devem fazer amor e não treino,afinal filhos são feitos de amor e não da prática por si só, amo seus vídeos que já acompanho a algum tempo e acho um ato de amor muito nobre da sua parte compartilhar experiências e informações de uma forma simples e objetiva, seja com tentantes, gestantes ou mamães, se todos os médicos da área fossem assim amorosos no cuidado as pacientes seria maravilhoso.
    Muita luz em seu caminho!

    ResponderExcluir
  12. Olá mamães! Alguém de vcs que fez uso de clexane 60mg na gestação teria por um acaso alguma injeção que possa ter sobrado. Estou em uma luta para tentar conseguir o fornecimento pelo SUS e ainda não consegui. Estou com 8 semanas de gestação e preciso pra ontem começar as injeções. Se alguém souber de algo me chama no watss. 11-94768-9065.

    ResponderExcluir

O que você acha?