Sobrepeso pode atrapalhar fertilidade - EU CURTO SER MÃE

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sobrepeso pode atrapalhar fertilidade


Para quem está na luta para engravidar e ainda trava uma batalha contra a balança, uma má notícia. A obesidade pode dificultar a fertilidade. Mulheres obesas ou mesmo com sobrepeso podem enfrentar distúrbios que comprometem os hormônios e ter o ciclo desregulado. Engravidar naturalmente ou mesmo com ajuda de tratamentos pode se tornar um desafio ainda mais para quem não está no peso ideal.  
Se uma mulher tem gordura corporal em excesso, seu corpo pode produzir maior quantidade de estrógeno e reagir como se estivesse controlando a reprodução.Nos homens o problema também acontece. O sobrepeso pode alterar os níveis de testosterona e aumentar o estradiol e, com isso, comprometer a produção e a qualidade dos espermas. 
Nas mulheres, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é agravada pelos quilos a mais. A SOP , por desregular os hormônios, pode causar esse aumento de peso, mas isso, ao mesmo tempo, serve de agravante para a síndrome, o que pode tornar o problema uma bola de neve. 
Outro problema é o diabetes tipo 2,  normalmente ligado à obesidade e resistência à insulina. Isso pode ocasionar uma deficiência hormonal feminina e mexer com o ciclo menstrual e com a fertilidade. O tipo 1 se dá quando as células no pâncreas que produzem insulina são destruídas por anticorpos e isso também pode se estender a outros órgãos endócrinos - incluindo os ovários - e impossibilitar a gravidez.
Em alguns casos, uma simples mudança nos hábitos pode resolver a dificuldade de engravidar. Em outros, pode ser necessário entrar com ajuda de medicamentos para regularizar o problema. De toda forma, o ideal é consultar-se, além do ginecologista, com um endocrinologista que poderá ajudar a avaliar os hormônios. Este acompanhamento pode ser necessário inclusive na gravidez, já que o sobrepeso também está relacionado com risco de aborto, problemas de pressão e eclampsia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?