quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Hidratação infantil: cuidados no verão

Postado por Micaele Cavalcante às 17:17
Hoje começa o verão e neste período com altas temperaturas, as crianças costumam sofrer mais que os adultos. É necessário redobrar os cuidados,  pois elas possuem uma menor massa corporal, por isso absorvem mais calor e consequentemente a perda de líquido é maior, aumentando o risco de desidratação.

A desidratação inicialmente pode apresentar sinais mais simples como: boca seca, irritabilidade, cansaço, diminuição da frequência ou volume urinário, desânimo, moleira aprofundada (em bebês), olheiras ou olhos fundos, dores de cabeça. Uma vez que não ocorra a hidratação adequada, estes sintomas podem evoluir para: febre, queda da pressão arterial, convulsões, desmaios, aumento da temperatura corporal, taquicardia.

É importante lembrar que as crianças podem não ter consciência das suas necessidades, ou ainda não saber como expressá-las, portanto é necessário que os pais ou responsáveis estejam atentos e procurem oferecer e estimular a ingesta hídrica. A água deve ser a primeira e principal escolha para hidratas, outras bebidas: água de côco, sucos de frutas, leite, chás, isotônicos. Ofereça também frutas mais ricas em água como a melancia, abacaxi, melão, morango. Evite oferecer refrigerantes e cafeína, pois estes atuam como diuréticos. 


Para estimular as crianças a consumirem líquidos, pode -se utilizar recipientes atrativos: copos coloridos e com os personagens favoritos; transformar os sucos de frutas em picolés; utilizar canudos. 

Lembrando que bebês até o 6º mês de vida que são amamentados exclusivamente, não necessitam de complementos para a hidratação pois o leite materno já possui a quantidade de água suficiente para suprir suas necessidades.

Outros cuidados importantes para prevenir a desidratação são:

- O uso de roupas leves, chapéus, sombreiros;
- Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Dar preferência a ambientes frescos e ventilados;
- Uso do filtro solar;
- Evitar atividades físicas mais intensas nos dias mais quentes.

Intoxicações alimentares podem causar episódios de diarreias ou vômitos intensos, levando à desidratação. Para a prevenção é importante lavar bem as mãos com água e sabão com frequência, principalmente antes das refeições e após utilizar o banheiro. Não deixe de procurar atendimento médico em caso de aparecimento destes sintomas.

Uma dica bacana para quem está planejando viagem para a praia, ou ainda para os banhos de piscina, rios ou até mesmo de mangueira são as roupas de banho com filtro protetor solar, que podem ser encontradas em forma de camisetas com mangas curtas ou longas, maiôs com mangas longas, entre outros. O mercado já dispõe de modelos diversos que além de embelezarem seus pequenos, proporcionam uma excelente proteção contra o sol. 

Não deixe de cuidar bem da hidratação e aproveite melhor o verão!!

Boas férias e até logo!


Micaele Gomes
Instragram: @micaeleacg

1 comentários :

Mika on 22 de dezembro de 2016 00:03 disse...

Boas dicas,aqui em casa é muita água, repelente, chapéus e nada d sol forte. Bjs
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Decidisermamae.blogspot.com.br

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