Consumo consciente - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Consumo consciente

 É função dos pais educar os filhos para que compreendam a necessidade da consciência no consumo. Ao comprar um produto  tem que se ter em mente que esse esta inserido em um contexto e que o ciclo de produção tem um impacto para o consumidor, o meio ambiente e à sociedade. 

Devemos ensinar às crianças que não se pode ter tudo, e quanto antes essa lição for passada, melhor.  Não adianta querer dar tudo para uma criança porque, mais cedo ou mais tarde, ela vai ter que entender que não se pode ter tudo. E, se não estiver preparada, irá sofrer.  Dar tudo que a criança quer não é amor. A ausência diária, causada pelo excesso de trabalho, não será compensada com presentes. Não é possível preencher o vazio com "coisas". 


Gravei um vídeo sobre o assunto. Veja aqui:



O Instituto Akatu preparou algumas dicas de presentes que estimulam o consumo consciente e eu compartilho aqui com vocês. 

1. O primeiro passo é saber exatamente o que comprar. Analise, em cada compra, se o produto ou serviço é de fato necessário. Evite compras por impulso, que costumam ser potencializadas pelo "espírito natalino" e causam transtornos variados, que vão do desperdício ao endividamento. 

2. Você costuma presentear familiares e amigos? Pense que o valor do presente pode estar muito mais relacionado à sua criatividade e significado do que ao preço. dê presentes simbólicos, algo feito por você, como um prato especial, artesanato ou apresentação musical. São opções criativas que podem driblar o consumismo e surpreender a todos, além de serem mais originais. 

3. Outra opção é que, ao invés de comprar presentes para toda a família, você proponha um “amigo secreto”, assim todos gastarão menos. 

4.  Informe-se sobre as empresas das quais vai comprar. Valorize as que comprovadamente praticam a responsabilidade socioambiental. 

5. Dê preferência ao comércio local, perto de sua casa ou trabalho.

 6. Pesquise os preços. Comparar valores de produtos também é consumir com consciência. Em cidades como São Paulo, eles chegam a variar até mais de 100% para a compra de um mesmo produto. . 

7- Não gaste todo o 13º salário com o Natal. Pense que, no começo do ano, virão outras contas, como IPVA e materiais escolares. 

8-  Quer presentear uma pessoa querida e ainda beneficiar uma instituição? Conheça o FeliciCard, um vale-doação oferecido no site Presente Consciente. Ele pode ser comprado e enviado pela internet, com valor a partir de R$ 30,00. O presenteado pode escolher uma ou duas instituições para receber a doação. O Instituto Akatu está na lista das organizações que podem ser escolhidas, entre dezenas de outras. Saiba mais aqui.

9. Está procurando presentes para a criançada? Brinquedos educativos e tradicionais que estimulam brincadeiras em cooperação e atividades físicas são ótimas opções. As bicicletas estão em alta. Além de fazer bem à saúde, a bike não polui e é sustentável. 

10. Faça uma limpeza no guarda-roupa. Nessa época do ano, doe o que você não usa mais ou organize bazares de trocas entre amigos e a comunidade para dar um melhor uso para o que você não precisa mais. 

11. Um presente bem bacana é livro! Dê preferência àqueles produzidos com papel certificado (selo FSC, da Forest Stewardship Council Brasil) e a livros digitais, que podem ser lidos em e-books ou tablets. 

12. As embalagens também merecem uma atenção especial. Uma grande parte do lixo produzido no Brasil é formado por embalagens e isso causa grande impacto ao meio ambiente. Para evitar a geração desnecessária de resíduos, opte por embalagens mais simples e que possam ser reutilizadas. Na hora do descarte, encaminhe o material para reciclagem -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?