A Mulher Maravilha também se cansa - EU CURTO SER MÃE

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A Mulher Maravilha também se cansa

Por mais que queiram nos fazer acreditar, mães não são seres sobrenaturais. Somos capazes de muito, é verdade. Nossa força vem dos nossos filhos.  Mas isso não nos isenta de erros, imperfeições, falhas. Somos humanas, como qualquer pessoa e, embora nossa responsabilidade seja imensa, erramos várias vezes. Essa mitificação da mãe nos impõe muito mais do que podemos suportar. É um peso extra ao que já é tão complexo.  Criar um humano é  absurdamente difícil.  

Temos mais dúvidas que certezas nessa longa jornada e tanta cobrança acaba alimentando a famosa culpa materna. Nos sentimos culpadas porque sabemos o tamanho da expectativa sobre o nosso desempenho e temos a real dimensão que nem sempre sabemos exatamente o que estamos fazendo. São tantas pesquisas indicando caminhos distintos. Tantos estudos confrontando aquilo que achamos ser o certo. Tantos palpites apontando labirintos inacessíveis. Que rumo tomar? Respiramos fundo e seguimos o que nos parece mais adequado. Mas, será?  Todos esperam que saibamos o que fazer, mas também estamos em dúvida. E estamos cansadas. E estamos exaustas. Queremos colo, arrego, ajuda. 

Muitas vezes temos vontade de pedir socorro, mas para quem, se todos esperam que tenhamos as respostas? Não!  Não sabemos tudo. Estamos longe da perfeição. Temos insegurança, vacilamos no caminhar, não somos diferentes de nenhuma outra pessoa. Não existem mães perfeitas.  Existem mulheres dando o melhor que são capazes naquele momento.Assumir isso é o início da libertação. 

Um comentário:

  1. Como esse sentimento nos esgota.. Como queria que as pessoas só parassem de nos julgar por tudo e de criar tantas esperanças de que temos que estar sempre fortes. Ah! Mas nós temos né? Somos mães...

    Beijos.

    Blog Jovens Mães / Instagran / Facebook

    ResponderExcluir

O que você acha?