Itacaré, sossego para descansar - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Itacaré, sossego para descansar

Praia da Concha: água morna e mansa
Eu estive em Itacaré, Bahia, em 2012, me apaixonei e prometi voltar com minha cria. Chegou a hora! Como já conhecia,  foi fácil esquematizar a viagem e saiu exatamente do jeito que eu havia pensado. 

Itacaré tem muitas opções de passeio, na cidade e na região,  mas ficamos mais na Praia da Concha mesmo, pois o mar é tranquilo,  morninho e ótimo para crianças.  A ideia era descansar e conseguimos.

Separei algumas dicas para vocês que estão pensando em viajar com filhos pequenos. Espero que curtam o post e Itacaré também.  Quem conhece a cidade pode acrescentar dicas nos comentários. 


Viajando

Mergulho no mar da Concha
Fomos de avião até Ilhéus, já que Itacaré fica a 65 km de lá.  Tem voo direto pela Gol, Tam e Azul.  De BH dá 1h20. Perfeito para os pequenos que se entendiam no avião. Saindo de BH, deixamos o carro na Velox Park. Fica mais barato que táxi e mais confortável também. Uma semana com o carro lá ficou 140 reais. O dia  deles custa 24 reais. Há vans que nos deixam e buscam no aeroporto durante o dia inteiro. Bem prático.

Chegando a Ilhéus estava nos esperando o Sr. Barbosa. Combinamos com ele antes e demos preferência por ele ter cadeirinha de bebê. Menos um trombolho para levar de casa. Existem muitas empresas que fazem o transfer e ali mesmo no aeroporto é possível definir se quer um táxi,  alugar um carro ou um serviço de transporte.  Eu sempre prefiro deixar tudo certo antes e o Sr. Barbosa estava nos esperando na hora certa, com uma plaquinha com nosso nome. Ele é mais velho, responsável e anda com muita segurança. Vale a pena. O contato dele é 73 - 99998 3220 (Whatsapp)  / 73 - 98124 3118 / 73 - 3251 3563  e email barbozataxi@hotmail.com 




Hospedagem
Área da piscina com vista para o mar


Muitos pais acabam optando por resorts quando os filhos são pequenos pela facilidade.  É uma saída,  mas não a única.  Embora a sofisticação e abundância de resorts sejam tentadoras, eu adoro pousadas aconchegantes, pé na areia, daquelas que a gente vai embora e dá um abraço no proprietário agradecendo a estadia,  como se fosse alguém da família. E este é exatamente o sentimento que tive na pousada Encontro das Águas (veja o site). Localizado na Praia das Conchas,  bastando só atravessar a rua para chegar no mar, a pousada é agradável,  aconchegante,  charmosa e confortável. Logo ali de frente tem barracas (a gente ficava na Toca do Guaiamum ou Ilha da Gula- que tocam músicas da melhor seleção MPB e Pop rock o dia todo). O mar da Concha é sempre mansinho, morno e ótimo para os pequenos fazerem a festa.



Na varanda do quarto, ouvindo o mar
Na pousada, são menos de 20 quartos e a gente acaba conhecendo os outros hóspedes e a simpatia é recorrente. Há uma piscina com água sempre com temperatura agradável (chegamos a nadar às 20h e estava ótimo), devido ao calor da região.  A piscina para crianças é ótimo para variar com o mar.

Os quartos têm tamanho adequado e são equipados com ar-condicionado,  TV com Sky, frigobar e banheiro.  Tudo muito limpo e cheiroso,  cama e travesseiros macios.  Tivemos noites de sono bem agradáveis por lá.



Vista do nosso quarto

Há um varandão  de fora a fora com redes e sofás. Eu e o marido à noite fazíamos Lola dormir e ficávamos por ali papeando e tomando uma cerveja, ouvindo o barulhinho do mar. Muito bom!

A proprietária é uma portuguesa maravilhosa,  a dona Augusta,  que prepara pessoalmente quitutes indescritíveis para o café da manhã. Um show à parte! Mais do que recomendo a pousada!





Alimentação
Eu não quis ousar muito na alimentação da Lola por causa dos temperos. Então,  busquei locais com opções simples para ela.  Muitas vezez eu dava a comida para ela e depois comia em outro local (porque,  né? Eu amo pimenta,  dendê e cia). Ficamos hospedados na Praia da Concha e lá tem boa estrutura de barracas e restaurantes. A maior concentração de estabelecimentos é na Pituba, que fica a uma caminhada de uns 10 minutos da pousada. 

- Fornalha
Fica na Pituba e foi meu preferido. Funciona no almoço e no jantar e tem sempre comida sendo reposta, a qualquer hora.  É self-service com muita variedade. Assim ela podia comer carne moída,  purê,  arroz, feijão,  legumes... e eu, bobó, camarão,  moqueca...
Lá também serve pizza também.  Muito boa, por sinal.

-  Manga Rosa
Também um self-service na Pituba. Bem gostoso,  mas com menos variedade e mais caro um pouco. Dá pra fazer um prato saudável e gostoso para os pequenos

- Mar e Mel
Simpático e agradável,  tem opção de prato kids ( arroz, feijão, carne e purê ou fritas ). O problema é que achei que fica caro ( 25 reais) e me obrigava a comer junto (muita comida pra ela). Mas para os maiores acho uma boa opção.  Lá tem um parquinho (raridade em Itacaré) e fica bom para papais e mamães dos não tão pequenos que já brincam sozinhos enquanto os adultos batem um papo.

- Tikkum Olam
Meu preferido!  Fica na Concha e só funciona para o jantar.  É um restaurante de comida saudável. Tudo muito agradável,  charmoso e gostoso.  Um prato dava para nós duas. Destaque para o peixe ao gergelim,  arroz integral com grãos,  purê de batata e cenoura.  De sobremesa,  Brownie vegano com cacau orgânico e sorvete de amora sem lactose.  Nossa! Lá também tem um ceviche sensacional (sim, Lola come) e umas combinações ótimas de sucos. Gostamos demais do local.

- Tapiocaria Bem Bahia
Amamos tapioca.  Comemos sempre aqui em casa. Mas a tapioca feita na Bahia é imbatível.  Hummmmm! Muitos sabores e combinações.  Esta tapiocaria fica na Pituba,  bem na pracinha.

- Capim Santo Gelateria
Tem duas unidades: Pituba e Passarela da Vila. Os sorvetes são artesanais, sem lactose e 0% de gordura com sabores locais. Ahhh, gente!  Delícia é pouco. Graviola, Cacau, Cajá, Caju, Cupuaçu e muito mais.

- Itacaré Cacau
Gente, o melhor chocolate do mundo! Sério! Orgânico, sem adição de gordura, com o puro cacau da região. Deste eu deixei Lola experimentar. A loja ainda vende licor, geleia, pimenta e outros sabores do local. Fica em frente à praça ao lado da tapiocaria, na Pituba. 

Dicas úteis

- Não tem banco na cidade. Apenas um caixa eletrônico do Banco do Brasil no posto de gasolina, uma lotérica e caixas 24h na rodoviária (que fica um pouco longe). Por isso, programe-se se o seu banco for outro. A maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito e débito.

- Tem algumas farmácias na cidade e o preço de fralda é bem parecido com o praticado. 

- Papinhas prontas também são fáceis de encontrar nos mercados, com preço semelhante às de grandes cidades.

- Tem um hospital na Rua 31 de Março (Centro). Há também unidades de SAMU. 

- Eu não vi nenhum policial por lá (nas duas vezes que fui). Mas tem Delegacia de Polícia que fica na Nova Conquista (Centro) e a Polícia Militar fica situada na rua Nova Conquista 86 - Centro.

O site www.itacare.com.br é uma boa fonte de pesquisa do local








Booking.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?