Como conciliar a maternidade e o trabalho - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Como conciliar a maternidade e o trabalho

Hoje em dia, muitas mães têm que se desdobrar em duas – ou em três–  para dar conta da rotina diária. Equilibrar as tarefas do escritório com as funções acumuladas como mãe, esposa e dona de casa deixam o dia a dia bem exaustivo, além de sempre vir a cobrança: será que não estou deixando meus filhos de lado ou meu chefe na mão?


Para conciliar a maternidade com o trabalho e as outras funções do dia-a-dia é preciso muito jogo de cintura e uma boa dose de praticidade. Não adianta querer abraçar o mundo.

Toda mãe precisa de tempo para si e momentos de lazer com a família. E isso, por incrível que pareça, não é tarefa impossível. 

Veja aqui cinco dicas de como driblar o tempo, dando mais valor aos momentos juntos com as crianças e delegando tarefas.
1-   Seja organizada

Com tantas atribulações no dia-a-dia, a agenda precisa estar bem organizada para funcionar. Anote as funções de cada dia e quanto tempo precisa para realizá-las. Sabendo que o dia tem 24 horas, você tem uma melhor ideia de como seu dia vai fluir, evitando o estresse de correr atrás do relógio o tempo todo. É importante deixar um tempinho durante a semana para fazer atividades com as crianças e coisas que lhe dê prazer como, por exemplo, pegar um cineminha com o marido.

2-   Prepare o jantar com as crianças

As crianças adoram brincar na cozinha e podem ser ótimas auxiliares – fazendo com que vocês passam mais tempos juntos. Se elas não são tão pequenas, proponha tarefas simples como, por exemplo, pôr a mesa ou lavar alguma verdura. É sempre importante certificar-se de que os pequenos ajudantes estejam usando um avental para evitar lambrecas na roupa. Caso aconteça, veja aqui como tirar mancha de roupabranca

3-   Sempre dá tempo de estar próximo

Chegou em casa tarde do trabalho? Não conseguiu pegar o filhote acordado? A saudade e a culpa sempre aperta nesta hora.
Que tal dar uma espiadinha nos dorminhocos? Entre cuidadosamente no quarto para não acordá-los e faça um cafuné.
Esse carinho vai deixá-la menos frustrada e animada para encontrá-los de manhã.

4-   Procure bons profissionais 

Quando temos que fazer tarefas alheias no escritório ou em casa, a carga fica pesada. Por isso é tão importante cercar-se de bons profissionais, aos quais você possa contar e delegar. Seja um estagiário para ajudá-la em resoluções de questões burocráticas no trabalho ou uma babá que busca as crianças na escola, uma ajuda eficiente é sempre bem-vinda.    

5-   Tire férias com as crianças

Organizar as férias com as crianças faz com que elas e você se sintam compensadas pelo tempo que passam afastadas na rotina diária, além de terem algo divertido em vista para pensarem. Envolva seus filhos na escolha dos destinos, aproveite para ensiná-los mais sobre o local da visita, e divirtam-se pesquisando atrações para a temporada. Durante as férias, aproveite para descansar e matar a saudades dos pimpolhos.  

*Publipost Unilever


Um comentário:

  1. Adorei as dicas... ainda não sou mãe, mas sempre bom já refletir sobre o assunto!!!!!
    Dani

    ResponderExcluir

O que você acha?