Branqueamento - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Branqueamento

Fazer papinha todo dia não é fácil para todo mundo. Muita gente não consegue e fica em dúvida sobre o congelamento dos alimentos. Sim, é possível congelar as papinhas e manter os nutrientes.
A técnica do branqueamento consiste em dar um choque térmico no alimento a ser congelado. O tratamento térmico é destinado principalmente a inativar as enzimas que podem deteriorar os alimentos e parar a cocção naquele ponto, mantendo boa parte dos nutrientes.
Todas as papinhas também podem ser congeladas, desde que não contenham maionese, ovos, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras cruas.
Pode ser congelado em potes plásticos (tem que ser livre de BPA), inox, silicone ou de vidro, desde que eles sejam lavados com sabão neutro e água quente, antes da utilização.
Para branquear a papinha, é preciso realizar o choque térmico. Nos potinhos (previamente esterilizados), jogo a papinha ainda quente (já amassada ou batida) em porções individuais e imediatamente levo ao freezer. Diferente do que muitos acreditam, isso não estraga o aparelho.
Se não quiser levar direto ao congelador, coloque o alimento em uma vasilha e em um recipiente maior, despeje água e gelo.Ponha o menor sobre o maior, com muito cuidado, para não molhar o alimento. Depois leve ao freezer ou congelador.
Não congele o que sobrou do pratinho da criança. Alimentos que entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação. Por isso, armazene porções pequenas, para não haver sobras.
Um dia antes, retire a papinha do freezer e coloque-a na geladeira. O processo de descongelamento será natural e com menor risco de contaminação bacteriana. Depois é só esquentar e servir.
As papinhas podem ser congeladas no freezer por até 90 dias. Dica: cole uma etiqueta no recipiente, com a data de produção e de validade. Aproveite e anote o sabor, para facilitar a identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?