Primeiros socorros para crianças - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Primeiros socorros para crianças

Sou uma pessoa naturalmente preocupada e gosto de estar prevenida para saber agir em caso de emergências. Então,  me pareceu óbvio buscar informações sobre como agir para socorrer um bebê ou uma criança em situações de risco.  Iolanda tem refluxo e também engasga muito ao mamar. Isso só aumentou minha preocupação e optei por buscar um curso de primeiros socorros.  Na clínica que furei a orelhinha dela (leia aqui), a Mamare, eles oferecem uma serie de cursos e pedi para que me ajudassem nessa questão.  

A enfermeira Thalita Coelho Monteiro elaborou um conteúdo para me ajudar não só nesse comecinho, mas na vida. O curso foi individual e apenas eu e meu marido participamos, o que ajudou para que saísse de lá sem dúvidas e mesmo torcendo para jamais precisar usar nada do que foi ensinado, segura de poder agir se for necessário. Mas mais do que isso, atenta para evitar acidentes.

O que ficou claro para mim é que temos que pensar colocando maldade, antecedendo o perigo. Temos que treinar este olhar para fazer uma varredura e saber o que pode machucar os pequenos. Um simples balde com um pouquinho de água,  por exemplo,  pode ser fatal. Um bebê pode cair ali e não saber como voltar e acabar até mesmo morrendo afogado naquela água. Outro exemplo bom é sobre os fios e cabos. A criança com sua curiosidade natural pode levá-los à boca e, com isso, acabar tomando um choque.Enfim, aprendi que muita coisa pode, e deve ser evitada. 

Eu já tinha até feito uma postagem com dicas para evitar alguns acidentes que você pode conferir aqui

Abaixo, um vídeo feito pelo SAMU que ensina como agir no caso de uma criança ficar engasgada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?