Prefiro ensinar do que deixar a vida dar a lição - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 12 de março de 2019

Prefiro ensinar do que deixar a vida dar a lição


Filho não vem com manual de instruções, não é mesmo? E não são poucas que vezes que me sinto perdida em meio a tantas teorias sobre o maternar. Educar um ser humano é uma tarefa pra lá de complicada. Eu converso muito com a Lola, tentando entender o que a leva a um “mal comportamento” e buscando, junto com ela, uma maneira para ajustarmos as coisas.

Não sou adepta de castigos, embora já tenha deixado sentada na escada para pensar (mas a verdade é que eu é que precisava respirar para não estourar). Não bato e sou conta violência física. Gritos? Grito. Infelizmente... não é certo, mas é mais forte que eu. E estou careca de saber que não resolve absolutamente nada. Sou humana, me perdoo e estou em constante busca por melhorias.

Pois foi justamente buscando melhorias que tive meu pior BO com a Lola. Comprei um kit de Óleos essenciais para melhorar minha curta paciência e para ajudar Iolanda com uns acessos de raiva que vinha tendo. Uma maravilha, gente! O óleo de lavanda, então, é sensacional (assunto para outro post). Tudo estava indo muito bem, até que Iolanda resolveu jogar meus óleos, gota por gota, fora! E não foi traquinagem inocente, porque no kit de 3 óleos ela jogou fora dois e confessou que ficou com dó de mim , não jogando o terceiro.

Gente! Eu fiquei cega! Juro! Eu olhava aquilo e não acreditava! Que raiva do caramba eu senti!

E eu precisava agir. Ela tinha que sentir que atos têm consequência. Ela estava juntando um cofrinho para comprar um brinquedo que quer muito. O que fiz? Quebrei o cofrinho e confisquei todas as moedinhas (uma fortuna que não chega a 20 reais, rss). Expliquei que compraria oque ela estragou. 
Ahhh, minha gente! Nunca vi ela tão sentida. Chorava agarrada nos cacos do porquinho.  Não é fácil ver um filho sofrendo. Mas, desta vez, foi mais que merecido. 

Em poucos dias dei outro cofrinho para ela. Não para substituir o que quebrei. Fiz isso para que ela possa juntar o dinheiro novamente, que acho importante pela educação financeira (mais assunto pra outro post) e para saber que estragando propositalmente o que não é dela terá que arcar.  Ou a gente ensina ou a vida ensina. Prefiro eu mesma ensinar, com amor ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?