Cuidados para gestantes em viagens de avião - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Cuidados para gestantes em viagens de avião


As férias estão chegando e muitas gestantes ficam em dúvida se podem ou não viajar de avião. As companhias aéreas  permitem que grávidas de até oito meses voem. Mas a partir da 34ª semana, há um aumento no risco de a mulher entrar em trabalho de parto durante o voo. Alguns médicos, no entanto, recomendam que não se façam viagens de avião após o sétimo mês gestacional. 

Há ainda risco para  vôos mais longos, uma vez que a circulação da grávida já está comprometida. Quando a movimentação fica limitada, a circulação sanguínea nas pernas fica restrita, podendo levar a graves sintomas como: pernas pesadas, dor e pés e tornozelos inchados. Ficar sentado por muito tempo também é um fator de risco para desenvolver  trombose (formação de coágulos sanguíneos). Os coágulos podem migrar para os pulmões, o que é chamado de embolia pulmonar e pode ser fatal. Podem também migrar para as artérias que nutrem o bebê. Converse sempre com seu médico para utilizar meias de compressão e verifique a  possibilidade de usar anticoagulante em dose profilática. 

As mulheres que estão no primeiro trimestre de gestação e possuem algum problema como pressão alta ou sangramento, devem conversar com o médico antes do embarque para ver se ele autoriza a viagem.

Se possível, reserve o assento perto da asa, pois tem mais estabilidade durante o voo. Também é uma boa escolha, sentar em fileira com mais espaço.

Mulheres grávidas costumam ir mais ao banheiro, por isso, o mais indicado é sentar no corredor, para conseguir sair e entrar com mais facilidade e rapidez. Além disso, sentar no corredor também vai ajudar a levantar para caminhar durante o percurso. Este cuidado estimula a circulação.Tente  esticar as pernas, mesmo quando sentada, e movimentar os pés, fazendo movimentos circulares com o tornozelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?