De pai para filho - EU CURTO SER MÃE

sábado, 13 de agosto de 2016

De pai para filho

Aproveitando o gancho do dia dos pais, eu quero falar da influência que essas figuras têm sobre os filhos. As marcas que eles deixam nos pequenos são para a vida toda. Se a semente plantada for boa, vai gerar bons frutos, se for ruim, vai gerar frutos ruins. 


Em vez de brigar porque o filho derramou o leite na mesa, peça ajuda para ele na hora de limpar a sujeira. Ele aprenderá a ser compreensivo e que tudo tem consequências. Em vez de brigar porque ele caiu da bicicleta, incentive-o a se levantar e tentar de novo. Ele aprenderá a ter persistência. Ele aprenderá que na vida ele vai cair, mas é preciso saber se erguer para seguir em frente. Em vez de valorizar a nota boa que ele tirou na prova, valorize o processo que o levou a conseguir a nota. Ele aprenderá que o resultado vai depender do esforço dele, em várias situações na vida. Em vez de brigar porque ele pegou o brinquedo do colega, explique a ele que não é certo fazer aquilo. Faça-o devolver e pedir desculpas. Com isto ele aprenderá a reconhecer seus erros, a ter humildade e a ser honesto. 


Valorize cada momento com seu filho, pois o tempo passa muito rápido. Ele vai seguir seus exemplos e é na sua imagem que ele vai se espelhar. Não deixe que o cansaço da rotina do trabalho manche sua história com seu filho, pois vai refletir lá na frente. Você perceberá que o amor e o carinho recebidos serão retribuídos nas mínimas ações. Os presentes não substituirão sua ausência, muito menos vão preencher o vazio. Que a sua presença seja o melhor dos presentes para ele.


Um feliz dia a todos vocês, papais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?