Tiradentes com crianças - EU CURTO SER MÃE

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Tiradentes com crianças

Como contei aqui, passamos dias agradáveis no Hotel Fazenda Pontal de Tiradentes. Aproveitamos os dias para fazer alguns passeios na região e separei dicas para quem quer passear por aqueles lados com as crianças.

Tiradentes é muito simpática com casinhas preservadas e ruas de pedras assentadas por escravos -cidades históricas sempre me causam dor por pensar no que os escravos passaram. Aproveite para falar com as crianças sobre esse período tão triste, abusivo e injusto com os negros. Cria consciência nos pequenos é nossa obrigação ;-)

Passeios

Tiradentes  é uma cidade pequena e dá para organizar um roteiro de dois. na praça principal da cidade,o Largo das Forras,  saem passeios de charrete pelos pontos turísticos. As crianças adoram e as charretes são decoradas especialmente para elas . O passeio para 4 pessoas estava custando R$ 70. No terminal ferroviário há algumas charretes também e muitos pôneis e cavalos. O passeio nos animais custa R$ 20.  Á noite, há um passeio de jardineira muito interessante. Porém, só é permitido que crianças maiores de 6 anos embarquem, o que achei um tanto antipático. De acordo com o motorista, as menores acabam atrapalhando o passeio por falarem muito, se entediarem ou chorarem. O passeio custa R$ 80 por pessoa e tem que ser agendado pelo telefone (32) 9948-2370. Há ainda  famoso passeio de Maria Fumaça, de Tiradentes a São João Del Rey, que custa  R$ 60 (ida e volta) e é vendido na própria estação. Os horários variam de acordo com a temporada. É bom conferir por lá. São 12 Km até o destino e o passeio dura 35 minutos com uma bela vista da Serra de São José.

Como estava muito calor durante o dia, resolvemos conhecer (e nadar) no Balneário Águas Santas. Infelizmente, como falei no post da hospedagem, a única coisa que o hotel fazenda deixa a desejar é que tem uma piscina linda e enorme, mas não é aquecida, então fica inviável, pelo menos no período que fomos (julho). As águas do Balneário são radioativas e termais com temperatura estável (27 C); São águas direto da fonte, sem cloro, limpas e gostosas. Lá funciona de 8 às 18, todos os dias, e o ingresso custa R$ 15 para adultos e R$ 7 para crianças de 5 a 11 anos. São duas piscinas, uma olímpica e uma infantil. Há um lago com pedalinho, mas estava estrago quando fomos. O parquinho é bem sucateado. Os brinquedos são velhos, daqueles de ferro. Não deixei Lola brincar. O restaurante só funciona para servir almoço com agendamento prévio para grupos. Servem porções e salgados. Não é um lugar extraordinário. Precisa de algumas manutenções e um pouco mais de carinho para se tornar atrativo. Mas para refrescar o dia, vale demais. As piscinas são verdadeiramente ótimas!

Tiradentes fica bem perto de algumas outras cidades que valem a pena o passeio. Vá a Bichinhos comprar artesanato em um vilarejo bucólico, Prados para comprar biscoitos, Santa Cruz comprar móveis (lindos e muito baratos!) e Lagoa Dourada para comprar Rocambole (o melhor é o primeiro na beira da estrada sentido Tiradentes-BH. É uma loja de uma senhora e o rocambole feito por ela há anos).

São João Del Rei é muito perto e tem uma estrutura melhor. É uma cidade bonita, com seus encantos. Vale um pulo por lá também. Há muitas igrejas (vi três em apenas uma rua) lindas. Como comecei falando no post, sempre fico muito penalizada com essas cidades históricas por pensar no sofrimento dos negros (não consigo não pensar nisso...). em São João tem uma igreja, entre tantas, que era a única onde os negros podiam entrar. Ela é diferenciada por ter apenas uma torre, ao contrários das outras que possuem duas. Outra curiosidade da cidade é que lá há uma comunicação entre os sinos das igrejas. Eles são tocados por sineiros e trazem mensagens. pelo toque do sino, sabe-se onde, quando e por qual celebrante será realizada a solenidade, se haverá procissão e, no caso dos dobres fúnebres, até se a pessoa falecida era homem ou mulher.

Onde comer

Tiradentes é um polo gastronômico. Muitos restaurantes excelentes! Boa parte deles possui refeições kids, o que é ótimo! A maioria dos restaurantes é à la carte. Eu não conheci, mas para quem prefere self service, tive boas referências do Divino Sabor. Um casal que conhecemos contou que optou por almoçar lá com as filhas pequenas, justamente por criança comer pouco e ser mais seletiva na alimentação. Em refeições à la carte fica um pouco mais complicado, não é? Lola comeu comigo, do meu prato. Por isso, não tivemos necessidade, mas acho uma ótima solução um restaurante self service para os pequenos.

Este equipamento  atrás de mim deixa a gente quentinho, mas não esquenta a parte de metal. Isso torna a sensação térmica mais agradável. A maioria dos restaurantes tem esse aquecedor.

Nós jantamos uma noite no Nossa Terra. Fica bem ao lado da ponte, perto do Largo das Forras. Tem cardápio kids e há opções "adultas" no cardápio que as crianças podem comer tranqulamente, como caldos, risoto, massas. Muito gostoso! Pagamos R$ 22 no caldo e R$ 58 no risoto com filé mignon.

Jantamos também no Vovó e Cia. Há opções de refeições para os pequenos, pizzas e pratos à la carte. Achei o preço bom. Comemos dois pratos diferente: salmão ao molho de maracujá acompanhado com arroz e batatas e o outro foi filé mignon ao molho especial com arroz, caldo de feijão mexicano e batatas. Pagamos R$ 29 no prato.

Sentimos muita falta de restaurantes com espaço kids. É complicado com criança mais nova manter a ordem na mesa sem acabar com o estoque de palitos e guardanapos (sofrido!). Na cidade mesmo, não tem (não achei...).  Foi então que recebi um panfleto na Igreja Matriz sobre um restaurante com espaço kids. Claro que corri pra lá. É o Rei da Costela. Para chegar lá, basta ir depois da estação rodoviária em direção ao trevo de Tiradentes. Vai andando cerca de 2 km. O restaurante fica do lado direito (tem uma parte vermelha que chama a atenção).  Lá tem cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, mesinha com lápis para colorir, TV passando filmes infantis e sossego para os pais. Sentamos em uma mesa bem ao lado, pedimos aquela cervejinha e foi sensacional! Pra Lola, o melhor restaurante. Comemos costela (lógico!), mas tem outras refeições. Pedimos apenas meia costela (e acho que dá pra dois adultos e duas crianças comerem bem, ou três adultos) e veio acompanhada com arroz, feijão tropeiro farofa, batata frita, salada de maionese. Custou R$ 68 .

No hotel que ficamos hospedados, o Hotel Fazenda Pontal de Tiradentes, serve almoço e acho um bom passeio também. Veja no meu post como é bacana para as crianças Comemos lá uma refeição que acompanha bife de porco acebolado, batata frita, arroz e salada. É bem servido e custa R$ 60 reais. Tem outras opções de carne e comida mineira.

Recomendo também a pousada Oyo Caminhos dos Sinos. Ótimo custo X benefício. Ficamos em outra viagem que fizemos. Gostamos bastante.

Em São João Del-Rei, comemos no Pizza Raro e recomendo muito que conheçam. A massa é fininha, tem vários sabores diferenciados e vem acompanhada com um molho de tomate caseiro à parte que é maravilhoso. O preço de uma pizza média é em torno de R$ 37 a R$ 50 (variando de acordo com a categoria da pizza). Comemos brie com parma; mussarela, abobrinha, queijo brie e ervas de Provence; mussarela, pera, damasco em calda, gorgonzola e pimenta calabresa

Dicas gerais

-Durante o dia faz bastante calor e andando pra lá e pra cá, sentimos mais ainda. Levem roupas leves para os pequenos.
-Tênis! As ruas são de pedra, complicado ficar andando com calçado desconfortável.
-Carrinho de bebê não combina! Essas ruas de pedra e ainda várias ladeiras complicam demais para ficar empurrando carrinho. Prefira colo ou sling.
-De noite faz muito, muito frio. Pode levar aquele cachecol, touca, luva e casacos mil.
- Havia lido que lá não se aceitava cartões e que era melhor levar dinheiro. Tirando os passeios, os locais todos que comemos aceitam cartão. Leve uma reserva, para imprevistos, mas aceitam cartão sim. Eu vi Bradesco, Itaú e Lotérica (CEF ) na cidade.

- Em Tiradentes tem posto de saúde (Rua Bélica, S/N - telefone (32)3355-2422 ) e unidade mista de saúde ( Rua Frei Veloso, 270 - Centro -telefone: (32) 3355-1532 ). Além disso, fica muito perto de São João del Rei e para urgências acho que seria melhor ir até lá. Vou deixar aqui endereço e telefone deles para facilitar, caso precise.

Hospital Nossa Senhora das Mercês

Rodoviária (Tiradentes): (32) 3355-1100
Rodoviária (SJDR): (32) 3371-5617
Secretária de Turismo: (32) 3355-1212
Táxi (Marquinhos): (32) 9912-94-20 (Vivo) / (32) 8819-7505 (Oi)
Táxi (PRAÇA): (32) 3355-1196
Táxi (RODOVIÁRIA): (32) 3355-1100

É isso, queridas! Tem mais dicas? Postem aqui nos comentários. Quero saber o que vocês acharam da cidade passeando com a meninada.