Vacinas particular e posto: veja as diferenças - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Vacinas particular e posto: veja as diferenças

Vejo constantemente dúvidas sobre a diferença entre vacinas do posto e particular e por isso o post para explicar sobre o assunto. As vacinas de um, três e cinco meses são idênticas. Sem necessidade alguma de pagar. Com a vantagem que as de posto de saúde têm maior rotatividade e as vacinas são sempre novas. Porém, as de dois, quatro e seis meses são SIM diferentes. As vacinas desses meses podem custar cerca de 600 reais por mês. 

A pneumo do posto é contra dez vírus e a particular é contra 14. No entanto, os quatro vírus a mais não são tão significativos e por isso a pediatra disse que minha opção pagar ou não por elas. Já a hexavalente tem uma diferença significativa. A vacina do posto é feita com células inteiras e a das clínicas é acelular. Trata-se de uma questão técnica que diz respeito ao processo de fabricação da vacina, não havendo interferência na eficácia da vacina. Porém, há uma diferença na prática: observa-se que a vacina de células inteiras (utilizada nos postos de saúde) causa efeitos colaterais como inchaço, dor no local da aplicação e febre com uma maior frequência.

Vacina hexavalente (particular) ainda elimina uma picada, já que no posto é pentavalente
Ela combina seis vacinas em uma única injeção: Salk (pólio inativada), tríplice acelular (difteria, tétano e coqueluche), haemophylus influenzae e hepatite B.
A dose da hexa custa cerca de R$ 200 e, na minha opinião, vale demais. Iolanda não tem NADA. Chora na hora, claro. Depois, acabou. Aqui em BH, o local mais barato é o Sesc São Francisco que cobra R $ 180. Eles vão em casa também, só agendar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?