Ordenha e armazenamento de leite materno - EU CURTO SER MÃE

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ordenha e armazenamento de leite materno

Ordenhar o leite pode ser importante para mães que tenham muito e fiquem com as mamas doloridas, para aquelas que desejam doar, para as que vão voltar da licença maternidade, mas querem continuar oferecendo o leite materno. 

Bombinhas podem ser caras e complicadas demais. Com a técnica certa,  fica fácil fazer a ordenha manual. Em casos de dúvidas,  busque auxílio nos bancos de leite.  Eles oferecem verdadeiras aulas e ânimo para incentivar o aleitamento materno.

O leite armazenado na geladeira deve ser feito em um pote de vidro (preferencialmente) , mas com tampa de plástico (isso é importante! !! Não use tampa de metal!). Pode usar mamadeiras também desde que sejam tampadas. 

Esterilize sempre o recipiente fervendo por 15 minutos ou usando esterilizadores de microondas.O recipiente deve secar naturalmente, de boca para baixo em cima de um papel toalha ou pano limpo. 

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por somente duas horas.
Na geladeira, segundo os padrões dos especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas. 

Guarde na prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente de leite na porta do aparelho. Procure deixar  longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes.
O leite materno pode ser guardado no congelador por até 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?