Quartenium-15 sabonete Fisher Price - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Quartenium-15 sabonete Fisher Price

Sou fã dos brinquedos Fisher Price e foi uma tremenda decepção descobrir que a marca não se preocupa devidamente com a saúde dos pequenos. O sabonete líquido é cheiroso, pode ser usado da cabeça aos pés, não arde os olhos e teria tudo para ser um dos meus favoritos. Mas ele usa em sua composição o Quartenium-15.
Quaternium-15 é um composto químico usado como conservante que libera formaldeído. O  formaldeído é classificado como um elemento carcinógeno humano. O Instituto Nacional do Câncer da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Toxicologia têm identificado uma possível ligação entre a exposição ao formaldeído e leucemia.

Além disso, esse elemento é altamente alérgeno e pode desencadear dermatites, erupções cutâneas e outros problemas de pele.
Muita decepção! Testado e reprovado!

**************

A Biotropic, responsável pela composição do produto, entrou em contato com o blog alegando que os níveis usados do elemento são seguros. No entanto, afirmaram que está em vias de reformulação e que o Quartenium15 será retirado para garantir o bem-estar dos usuários. Segue a resposta na íntegra:

Prezada, Boa Tarde!

 O Grupo Biotropic, sempre pensando no bem estar dos seus consumidores e atentos às mudanças em legislações cosméticas comunica adequação na formulação de 2 (dois) itens da Linha Fisher Price que contém o componente Quaternium-15: Shampoo e Sabonete Líquido, mesmo tendo certeza da segurança de suas formulas atuais, já que todos os produtos são testados por laboratórios independentes, por especialistas e aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Regidos pela legislação brasileira, estabelecido pela portaria nº 162 (11.09.2011), da ANVISA, temos que o Quaternium-15 se enquadra na lista de conservantes permitidos para produtos cosméticos, conforme abaixo: o constituinte Quaternium-15 é uma substância empregada em formulações cosméticas com a finalidade de conservação de produtos, preservando-os de contaminação a microorganismos. Esta conservação se faz necessária como garantia de segurança de uso destes produtos, protegendo o consumidor de contaminações.



Lista de Substâncias de Ação Conservante Permitidas para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes.
Nº ORD Substância
CONCENTRAÇÃO AUTORIZADA 0,20%
UTILIZADO PELA BIOTROPIC 0,04%
Cloreto de 1-(3-cloroalil)-3,5,7-
triazo-1-azoniadamantano
(QUATERNIUM 15)





Diante disso e levando em consideração a concentração de uso nas formulações é de 0,04%. A dosagem é baixíssima não podendo ocasionar divergências junto a legislação vigente e nem mesmo trazer algum malefício aos consumidores que farão uso dos mesmos.

Porém, mediante as eventuais solicitações de vários consumidores e presando o bem estar dos mesmos, decidimos fazer  a solicitação ao órgão responsável – ANVISA – da exclusão desse componente em nossa formulação e readequar a composição do Shampoo e Sabonete Líquido Fisher-Price.

Nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimento sobre os nossos produtos;

Agradecemos desde já a atenção prestada.

Atenciosamente;
Thamires do Nascimento Rosa

Técnica Capilar

10 comentários:

  1. entao mas me falaram que ate o da jonshbem tambem tem esse produto, qual entao poderiamos comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei e meu filho fico com uma alergia durante 5 dias... todo vermelho.. tive que leva-lo ao pronto Socorro... que raiva.. N acredito

      Excluir
    2. Eu usei e meu filho fico com uma alergia durante 5 dias... todo vermelho.. tive que leva-lo ao pronto Socorro... que raiva.. N acredito

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A fórmula Johson foi modificada na maioria dos produtos. Veja nesta postagem do blog Mundo Ovo os produtos que contém e não contém http://www.mundoovo.com.br/2013/quaternium-15/

    ResponderExcluir
  4. também gosto muito dos brinquedos
    da Fisher, não sabia que tinha o quartenium-15
    antes de ler aqui, espero que resolva logo
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. Olha, nao sei se quando escreveu esse blog existia o quartenium 15 na formula do sabonete... sei que hj, uso em minha filha e nao existe esse composto quimico nele. Gracas a Deus! Pq adoro esse sabonete!! =) bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu usei logo que foi lançado, umas quatro vezes, e minha filha ficou cheia de bolinhas. Precisei utilizar pomada e ir no dermatologista, que pediu para suspender. Como tinha comprado dois, usei para lavar mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tb ficou.. parecendo umas urticária.. vermelho e todo se coçando... ai me. Lembrei que tinha comprado esse sabonete para testar... E olhe que já diz no frasco sem quaternium 15. Raiva viu

      Excluir
    2. Meu filho tb ficou.. parecendo umas urticária.. vermelho e todo se coçando... ai me. Lembrei que tinha comprado esse sabonete para testar... E olhe que já diz no frasco sem quaternium 15. Raiva viu

      Excluir

O que você acha?