Ômega 3 na gravidez protege mamãe e bebê - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 12 de março de 2014

Ômega 3 na gravidez protege mamãe e bebê

Falamos no blog sobre o ômega 3 e seu papel na fertilidade tanto masculina quanto feminina (aqui) e o ácido graxo continua tendo importância na gravidez. Estudos indicam que consumir alimentos ricos em ômega ou mesmo suplementação ajuda a gestante em diversos aspectos e favorece a formação do bebê.

Estudos apontam que o ômega 3 consumido na gestação aumenta de 20% a 30% o QI da criança. Para as gestantes, ele reduz as chances de depressão pós-parto, que ocorre em cerca de 30% das mulheres. Uma pesquisa  da Universidade de Laval revelou que a ingestão de ácidos graxos Omega-3 durante a fase final da gravidez melhora a capacidade sensorial, cognitiva e motora da criança.

Suplementos em grávidas com ômega-3 mostram uma redução significativa na incidência de parto prematuro, aumento do peso ao nascer e aumento da duração da gestação.

Para as mamães, a substância pode ser um importante aliado no combate de inflamações que podem se manifestar na gravidez, como problemas com o nervo ciático. Além disso, o ácido graxo fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse, combate a depressão e diminui o colesterol.

Para se beneficiar pelo ácido graxo, não precisa de muito. A quantidade necessária é encontrada em um sanduíche de atum ou uma porção de salmão. Cápsulas de óleo de peixe também podem ser consumidas sem riscos para as gestantes, mas é bom consultar a opinião do obstetra.

Um comentário:

O que você acha?