Temperatura Basal - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Temperatura Basal

Um método que ajuda as mulheres que estão tentando engravidar é a medição da temperatural basal, que nada mais é do que a menor temperatura do corpo humano. A temperatura sempre registrada ao acordar pode dar a mulher a indicação que ocorreu a ovulação. Porque? Bom, o processo da ovulação mexe com hormônios que influencia diretamente na temperatura. 

*Publi
Ganhe para assistir vídeos ! 
Siga as etapas para se cadastrar e receber imediatamente.
1. Clique no link, copie o meu código de convite, baixe e instale o app.
2. Vincule meu código de convite para receber dinheiro imediatamente e continue ganhando dinheiro usando-o todos os dias! https://m.kwai.app/s/baIrvaD5


Veja o comportamento dos hormônios. Repare que a progesterona tem seu pico na ovulação e é exatamente ela que influencia a temperatura basal.


Cada mulher apresenta uma temperatura diferente e por isso não há valores de referência. Cada mulher irá medir a sua e com base na temperatura inicial do seu ciclo irá acompanhando a mudança da mesma.

Como Medir?

Você irá precisar de um termômetro digital de uso exclusivo seu. 
Deixe-o o mais perto possível de forma que assim que acordar não precise se mover muito. 
A medição pode ser pela boca (colocar o termômetro abaixo da língua) ou via vaginal.
Tire sua temperatura e sempre a anote.

Como Interpretar?

A temperatura terá alterações de 0,1 a 0,2ºC antes da ovulação e isso é normal. APÓS ocorrer a ovulação, cerca de 2 a 3 dias depois a temperatura altera de 0,5 a 1ºC e se mantém elevada até a menstruação chegar. A temperatura volta a baixar um dia antes da menstruação chegar ou no dia que ela vai descer. Portanto, a temperatura se mantendo elevada após o atraso menstrual pode indicar a gravidez.

Importante!!!

Apenas ter o parâmetro da temperatura basal não indica melhores chances de conseguir engravidar, ela é uma aliada a outros parâmetros a serem observados como o muco cervical e até acompanhamento com testes de ovulação. A medição da temperatura te ajuda a entender melhor seu ciclo te mostrando quando você ovula, quantos dias dura seu ciclo, como é sua fase lútea e tudo mais. 

Sites com Gráficos Automáticos

Mama&Co - Você cadastra a temperatura online além de informações de aspecto do muco, sintomas, etc.
Baby Center - Contem uma planilha para baixar e cadastrar a temperatura

Exemplo de medição da temperatura no site Mama&Co

8 comentários:

  1. Eu comecei a fazer gráfico da TB em agosto deste ano apesar ser tentante há 10 anos ( eu não conhecia o método). Já estou no 5º ciclo registrando a TB e, no ciclo atual, percebi que a TB na fase lútea está muito alta em relação aos ciclos passados. Será que é pq comecei a usar farinha de linhaça? (tem 10 dias q comecei o uso).
    Segue o link do meu gráfico: http://www.fertilityfriend.com/home/47b5e2

    ResponderExcluir
  2. Juliana, dez ano é muito tempo. Quais exames você já fez? E seu marido? Acho que vale uma investigação severa e um acompanhamento com especialista em reprodução humana.
    Você está no grupo Eu Curto Ser Mãe- tentantes, gestantes e mamães? Te convido a participar. E acho que deveria investigar seriamente mesmo. O link é https://www.facebook.com/groups/eucurtosermae/

    ResponderExcluir
  3. A história é longa mas resumindo, meu esposo tá ok. O problema era comigo, eu tinha SOP, mioma, não ovulava e tenho resistência a insulina. Faço tratamento a mais de um ano com metformina. Estou curada da SOP e há cinco ciclos atrás, voltei a ovular, até vejo o muco do período fértil, coisa que eu não via há muitos e muitos anos. O mioma reduziu drasticamente após o uso de cápsulas de uxi amarelo+unha de gato (uso 2 caps x dia a partir do 4 DC até o 10 DC). Eu demorei para tratar estes problemas pq meu médico não pedia exame e achava q meu problema era ansiedade...aff. Então, conversei com uma amiga que me chamou de doida por eu ter ficado tanto tempo indo neste médico. Ela me indicou um endocrinologista e uma especialista em infertilidade que descobriram o SOP e a resistência a insulina. Fiz exames para trombofilia após meu segundo aborto, em junho/2013 e deu negativo (não tenho este problema). Minha GO disse q foi má formação ou falha na implantação e não pediu novos exames. Agora estou fazendo coito interrompido pois arrumei novo emprego e não quero engravidar assim logo no início mas percebi que minha TB está bem alta neste ciclo e estou achando que foi por causa da linhaça.

    Hoje eu tentei entrar no grupo. Vc até aprovou a solicitação mas não consegui entrar mesmo assim. Solicitei novamente para entrar no grupo e estou aguardando. Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Dois dias apos minha ovulação minha temperatura esta alta 36.8 sera que ouve fecundação??

    ResponderExcluir
  6. Minha TB continua alta após a M! É normal? Estou com 37.2 no nono dia do ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou assim...além das dores no seios e cólicas desde o fim da menstruação...vc já fez algum teste?

      Excluir
  7. Bom dia alguém pode me ajudar já tem uma semana que eu estou fazendo a tb todos os dias no mesmo horário eu estou com um atraso na menstruação ela é desregulada já tem seis dias de atraso tb está assim 37. 36.9 36.8 36.8 36.8 36.9 e depois ela deu uma caída pra 36.7 e hoje ela caiu mais um pouco 36.6 alguém pode me ajudar por favor será que a minha mostrar vai vim??

    ResponderExcluir

O que você acha?