terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A importância do ácido fólico

Postado por Thais Costa às 13:12

O que é Ácido Fólico?

É uma vitamina do complexo B presente no espinafre, brócolis, aspargo, frutas cítricas e gema de ovo. O ácido fólico também é conhecido como B9 ou vitamina M e é necessária pela formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. São úteis inclusive nos casos de depressão e ansiedade. E já o ácido fólico em si é ótimo para o tratamento de algumas anemias, e um dos componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.


E como o ácido fólico ajuda na gravidez?

A falta de ácido fólico na alimentação da futura mãe pode causar má-formação do tubo neural do bebê que é formado logo no primeiro mês de gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. A partir desse sistema nervoso primitivo é formado a medula espinhal do baby.

No vídeo abaixo você pode ver como é formado esse tubo neural do bebê que acontece entre os 18º a 26º dias de gestação!!! Bem bacana… Assistam!!!

Entenda como é formado o tudo neural do bebê logo no início da gravidez!


Alguns estudos mostram que que a deficiência do ácido fólico no corpo da mãe corre-se o risco do tubo neural do bebê não ser fechado completamente causando alterações como anencefalia (ausência de parte ou total do cérebro) e espinha bífida (exposição da medula espinhal).

Estudos também mostram que a ingestão do ácido fólico 3 meses antes da concepção previne mais da metade das chances do bebê apresentar algum dos problemas relacionados ao tudo neural.

Alimentos com ácido fólico

Visto a importância do ácido fólico na alimentação da mulher, é recomendado uma alimentação equilibrada com alimentos que contenham a vitamina… E são eles:

Slide5Slide1

Slide2Slide3

Slide4Slide6


Reforço da Vitamina

Quase na maioria das vezes, só na nossa alimentação não contem a quantidade diária necessária pois o preparado dos alimentos como o cozimento diminui a ação da vitamina. Por isso é indispensável a suplementação de uma dose recomendada pelo médico seja ingerida pela futura mamãe.

Segundo a Organização Mundial da Saúde recomenda no mínimo 0,4 miligramas de ácido fólico por dia.

Atualmente o ácido fólico é vendido em comprimidos de 0.2mg ou 0.5mg! A recomendação irá depender do seu médico, por isso se consulte antes de ingerir a vitamina mesmo ela sendo vendida sem prescrição médica ou distribuída gratuitamente em postos de saúde é bom você estar ciente da sua dose.



image

Fontes: Aqui e Aqui

2 comentários :

Eryka Nascimento on 1 de outubro de 2014 21:05 disse...

Como devemos tomar o ácido fólico? To tomando 5 minutos antes da refeição (antes do almoço), ta certo?

Letícia Murta on 1 de outubro de 2014 22:21 disse...

É indiferente o horário. Abs

Postar um comentário

O que você acha?

 

EU CURTO SER MÃE Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez