domingo, 1 de setembro de 2013

Homeopatia e infertilidade

Postado por Letícia Murta às 20:05
Achei um artigo muito interessante publicado pela homeopata Elisa Narciso sobre a ajudinha que alguns medicamentos fitoterápicos podem dar para quem deseja engravidar. É um importante dizer que o ideal é
que fazer uma consulta com um médico homeopata, para discutir possibilidades que ajudem o casal na estabilização do ciclo e no aumento da fertilidade, usando as substâncias adequadas e a dosagem correta. Vou reproduzir o artigo aqui, que pode dar um empurrãozinho para ajudar a cegonha a chegar.


Homeopatia e Infertilidade

Nos dias que correm, engravidar pode não ser, afinal, tão fácil quanto parece e são diversos os factores que podem conduzir à tão temida “infertilidade”.Na realidade, a infertilidade total, propriamente dita, é uma situação bastante rara e o que existe na realidade são problemas de fertilidade.Para a OMS – Organização Mundial de Saúde – um casal tem problemas de fertilidade, quando após 2 anos de actividade sexual sem utilização de métodos contraceptivos, não ocorre uma gravidez.Os tratamentos convencionais disponíveis passam pela medicação, a cirurgia, ou ainda por técnicas laboratoriais, como sejam a fertilização in vitro ou a inseminação intra-uterina, entre outras. As taxas de sucesso para estes tratamentos variam, por exemplo, consoante a técnica utilizada e a duração da infertilidade anterior ao início do tratamento.

Existem, no entanto, alternativas naturais a este tipo de tratamentos, que podem, inclusive, ser feitas em paralelo, e a Homeopatia é uma delas.

 O ser humano nunca adoece exclusivamente numa parte isolada do seu corpo, e qualquer doença, quer se trate de infertilidade ou qualquer outra, é sempre reflexo de um desequilíbrio geral de todo o organismo.E é sob esta visão holística que a Homeopatia procura equilibrar cada indivíduo, tornando-o mais saudável, física e psicologicamente, tratando não só a infertilidade mas também os sintomas físicos e emocionais que dela decorrem, possibilitando inclusive reacções mais positivas aos tratamentos convencionais não homeopáticos. De grande eficácia nos casos de infertilidade funcional, a Homeopatia permite:

 - regularizar os ciclos menstruais (após ter deixado de tomar a pílula anticoncepcional, por exemplo)

- melhorar o equilíbrio hormonal, nomeadamente quando não ocorre ovulação

- melhorar a qualidade do muco cervical, facilitando assim o acesso dos espermatozóides ao útero

- melhorar a qualidade da mucosa uterina, favorecendo a nidação do ovo ou zigoto

preparar o útero para o implante do ovo ou zigoto, no caso de fertilização in vitro

-suportar mais facilmente o stress dos “ensaios” e da PMA

A título de exemplo, aqui deixo ficar a indicação de alguns remédios que podem ajudar na infertilidade feminina:

Aurum – quando a depressão está na origem da infertilidade

Follicolinum – para favorecer a fecundação
  
Ignatia – para lutar contra o stress e a ansiedade emocional
  
Lachaesis – para estimular os ovários e as suasfunções
  
Lycopodium – para melhorar a qualidade do muco cervical

Ovarinum – para regular a ovulação e os ciclos menstruais
  
Progesteronum – para regular ciclos mesntruais demasiado longos
  
Sabina – recomendado em casos de abortos repetidos
  
Sépia – ajuda em casos de ovulação irregular ou inexistente

Também na infertilidade masculina:

Agnus castus – em casos de oligospermia e azoospermia

 Medorrhinum – pode ajudar em certos casos de impotência
  
Tribulus terrestris – para aumentar a quantidade de espermatozóides e a taxa de progesterona

A duração do tratamento varia entre três e seis meses consoante os casos, com tomas diárias de grânulos homeopáticos e, claro está, que um tratamento desta natureza requer o conselho de um profissional já que, para além de existirem diversas diluições, existem também diversas fórmulas e combinações homeopáticas que podem ser prescritas no sentido de obter melhores resultados.

Por outro lado, um tratamento de fundo é sempre recomendado em função das características e do estado de saúde gerais de cada um.

Aqui fica no entanto a ideia de que a Homeopatia pode efectivamente dar uma ajuda aos casais que sofrem de problemas de fertilidade.


*Texto da homeopata Elisa Narciso 

0 comentários :

Postar um comentário

O que você acha?

 

EU CURTO SER MÃE Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez