segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Música boa para criança

Postado por Letícia Murta às 12:48
Que a música faz bem para o desenvolvimento do bebê, desde o período gestacional, não é novidade para ninguém. E que os pequeninos adoram, também não. Mas em tempos de galinhas pintadas e palhaços pavorosos midiáticos, o que é bom para os nosso filhos? Isso vai muito do que você acha bom para você, claro. Tem mãe que curte a criancinha ainda muito pequena ouvindo, dançando e cantando músicas de qualidade absolutamente questionáveis, como os sertanejos atuais, axés abaixo da crítica e até hits internacionais sem pé, sem cabeça e sem qualidade musical alguma.

Como esses não são os ritmos que me embalam, como eu poderia embalar meu filho assim? De forma alguma! Acho que a educação passa também pela formação cultural e cabe ao pais mostrar o que há de melhor aos seus rebentos. Por ter poder criador, a música torna-se um poderoso recurso educativo, sendo uma importante fonte de estímulos para a criança. Muitos estudos foram desenvolvidos e artigos diversos publicados mostrando a importância desse desenvolvimento sensorial.

Claro que podemos oferecer música clássica, apontada por inúmeros pesquisadores como o melhor estilo para acalmar os bebês, ou podemos colocar as nossas músicas preferidas. Mas eu acho, sim, muito importante a criança ter música de criança. E que me desculpe a geração pintadinha, mas eu cresci ao som de Vinícius de Moraes e sua encantadora Arca de Noé.

Com arranjos do maestro tropicalista Rogério Duprat e de Toquinho, o trabalho reúne grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Milton Nascimento, MPB-4, Elis Regina e Ney Matogrosso. Além de Fagner, que canta a minha preferida "O Leão", Alceu Valença, com uma das mais divertidas, "A foca", e até o saudoso Grande Otelo, que interpreta "O porquinho", na sua triste sina.

As letras são inteligentes, lúdicas, estimulantes e cheias de poesia. Como tudo o que o Poetinha fez, esse trabalho também está acima do bem e do mal. E é o que eu desejo oferecer ao meu filho. Até porque, as músicas são atemporais e cabem em qualquer infância feliz e inteligente. Ele já tem os dois CDS, presente do Milton Luiz, um amigo querido. E a mamãe já coloca para ele ouvir.

Vejam esta do Pato com o MPB4. Eu adoro!



Embora seja uma obra primorosa, ela tem mais de três décadas e paira a pergunta no ar: e hoje?
E aí voltamos para a tal da pintadinha (tá, confesso que acho ela bem marmotinha, mas, pelo menos, as musicas são aquelas que a gente cantava na escolinha e são inocentes, mas só. São vazias e servem para uma brincadeira ou outra. Apenas! Não acho nocivo para as crianças. Mas, para meus ouvidos sensíveis, sim) ou os patéticos Patati-Patatá (não, não sou obrigada! Desses eu não gosto nem do conceito). É só isso? Tem a Xuxa também que 'por motivos de sou eterna baixinha' prefiro não falar mal. Eu não desgosto do que ela faz no projeto 'Só para baixinhos' e até acho engraçadinho e educativo, mas meu filho não vai crescer tendo como referência musical a voz da Xuxa. Depois ele vai falar que o timbre do Luan Santana é maravilhoso e eu não vou ter nem argumento. Há ainda um ou outro aventureiro que vez ou outra aparece com ritmos infantiloides, absurdamente irritantes para as já sofridas mães.

E só? Não, não é só isso!!!!! Temos o sensacional trabalho do Palavra Cantada, um trabalho de dois músicos, com riqueza instrumental e pureza nas letras. Acho que eles exploram instrumentos diversos, sonoridades, palavras. Gosto bastante.

Olha só uma seleção do que eles fazem:



Vou providenciar o DVD para o Francisco, pois além dos estímulos sonoros, há ainda os visuais. E o meu filhote merece do bom e do melhor, para ser uma criança feliz e um adulto com conteúdo. E tenho certeza de que o seu filho também. Por isso, cuide do que ele consome, em todos os sentidos. Cultura e conhecimento são os melhores bens que você pode oferecer aos seus pequenos.


0 comentários :

Postar um comentário

O que você acha?

 

EU CURTO SER MÃE Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez