Inteligente, gentil, importante! - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Inteligente, gentil, importante!



Sei que o filme não é novo, mas assisti Histórias Cruzadas recentemente. Há inúmeros pontos que me levaram à reflexão e me emocionaram, mas quero falar sobre a forma como se relaciona Aibileen, empregada doméstica vivida por Viola Davis, com a garotinha, de quem é cuidadora.

No contexto do filme, é Aibileen que representa a verdadeira figura materna, dedicando cuidados e carinhos com a pequena. Há toda uma reflexão sobre a terceirização da maternidade, que não é minha intenção abordar neste texto. Tão pouco quero abordar o racismo e a luta por direitos civis dos negros, narrados na história. Meu foco é sobre a maneira como Aibileen empodera a criança.

No início do filme, Aibileen conta que já cuidou de 17 crianças, e foi com a primeira que ela entendeu que poderia estimular nesses pequenos o amor por si mesmas. Quando ela vai falar com a menininha, ela não elogia a sua beleza. Ela diz, constantemente: você é importante. Você é gentil. Você é inteligente.

Mais ou menos, já pratico isso com minha pequena. Eu costumo dizer para ela afirmações positivas sobre como ela é uma pessoa legal e sobre como a sua vida vai fluir bem, com muita saúde, amor e paz. Eu faço isso desde que ela é bebê, para que fique em seu subconsciente. Minha intenção é que ela saiba de sua força, diante dos obstáculos da vida.

Porém, assistindo ao filme, pensei a respeito do quanto é importante dizer às nossas meninas sobre suas qualidades, indo além da beleza. Afinal, é muito natural dizermos às pequenas que são lindas, belas, princesas. E é bom que se achem, sim, bonitas. Independente de suas características físicas. Mas também é bom que possamos ressaltar nelas que há qualidades valiosas, que não se relacionam com a aparência física.

Outro ponto importante mostrado no filme é o fato de Aibileen sempre se abaixar para falar com a criança. Isso é importante para se colocar em posição de igualdade, firmando olho no olho. Para os pequenos, faz toda diferença ao assimilarem uma mensagem, seja um elogio ou uma bronca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?