Retenção dos dentes - Falta de mastigação causa problemas nas crianças - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Retenção dos dentes - Falta de mastigação causa problemas nas crianças



Os dentes de leite, que são chamados de dentes decíduos pelos dentistas, precisam cair para que o dente permanente possa nascer. Quando a erupção (nascimento) do dente permanente é atrasada por mais de um ano a partir da data prevista, podemos dizer que há uma retenção dos dentes de leite.
Vários fatores podem ocasionar esse problema, porém, nos últimos anos, ele tem sido causado por um fator curioso e preocupante: a falta de mastigação das crianças.

Por que isso acontece?

A principal função dos dentes é a mastigação, isso é um fato. No entanto os pais estão dando alimentos pouco sólidos aos filhos e as crianças estão engolindo a comida sem mastigar, quando o correto é mastigar até 20 vezes.
Essa falta de mastigação é apontada pelos dentistas como uma das possíveis causas para a resistência dos dentes “moles” em cair.

Falta de ginástica bucal

A boca precisa de ginástica para crescer bem. Os ossos da face, por falta de mastigação, não desenvolvem espaço suficiente para acomodar toda a dentição na fase adulta. Na alimentação atual, processada e mais fácil de ingerir, não há estímulo mastigatório em cima do dente de leite.
Os primeiros sinais de falta de exercício bucal aparecem justamente na época da substituição dos dentes. Os permanentes já nascem tortos, pois “atropelam” os dentes de leite.

Diagnóstico

Quando uma criança sofre desta condição, é necessária uma avaliação dentária completa. Um dentista primeiro avalia a cor, forma, posição e condição dos dentes com testes clínicos abrangentes.
Raios-X odontológicos são realizados para determinar a causa exata. Antes de decidir qual é a melhor opção de tratamento para o seu filho, o dentista considera vários fatores, como preservação óssea, contato dentário, função e estética.

 

Outras causas para a retenção dentária.

     Reabsorção Incompleta da Raiz: A porção da raiz do dente não é totalmente reabsorvida e cria uma obstrução, causando um atraso na erupção do dente permanente.
     Fusão Óssea: Os dentes ficam presos ou fundidos ao osso circundante. Esta condição é conhecida como anquilose.
     Desalinhamento dos Dentes Permanentes: Se os dentes permanentes em desenvolvimento ficarem presos embaixo do osso e não erupcionarem, os dentes de leite podem sofrer um atraso na esfoliação. Além disso, em alguns casos, os dentes permanentes entram em erupção na frente ou atrás dos dentes decíduos que devem cair.
     As outras causas possíveis de dentes super-retidos são trauma, patologia, infecção e erupção tardia.

Por que devemos tratar essa condição?

Dentes de leite retidos podem causar problemas se não forem tratados adequadamente: problemas periodontais, cárie dentária e inclinação dos dentes permanentes adjacentes.

Quais os tratamentos que existem?

Depende da condição do dente e das estruturas circundantes. Se a criança tiver vários dentes de leite retidos, pode haver vários dentes permanentes ausentes. É importante que, além de seu dentista, um ortodontista avalie a criança para que um plano de tratamento adequado possa ser desenvolvido.
Se o dente é estrutural e esteticamente aceitável, o dente pode ser retido. Se o dente não for esteticamente aceitável, ele pode ser retido e remodelado usando uma restauração. Quando o dente é torto, é melhor extraí-lo; o espaço pode ser fechado.
Outro tratamento seria a extração do dente, seguida da substituição por ponte fixa ou implante dentário. Neste momento, o implante dentário é o tratamento que a maioria das pessoas escolhe após a extração, devido à sua maior taxa de sucesso.

Procure um dentista

É claramente muito importante que os dentes de seu filho sejam sempre checados por um profissional da área odontológica, de modo que condições como dentes retidos possam ser identificados o mais rápido possível. O tratamento precoce é essencial para que o resultado possa ocorrer mais rápido.
Kenia Monteiro
CROMG18498
Gestora e responsável técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?