Estresse na gravidez - EU CURTO SER MÃE

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Estresse na gravidez


A gravidez é um momento especial, sendo um período marcado por grandes mudanças físicas e psicológicas. O corpo se transforma, a ansiedade pelo que vem pela frente, preocupações financeiras. Além disso, há uma enorme mudança hormonal que podem influenciar no humor da gestante. É comum que as grávidas notem um maior grau de irritabilidade. O problema é quando os contratempos acabam gerando um estresse elevado na mulher, podendo comprometer a saúde do bebê. 

O maior risco é em caso de estresse crônico, como a perda de alguém, mas os contratempos do dia a dia também podem afetar negativamente o bem-estar da grávida. O estresse ocasiona a liberação de hormônios, como cortisol e adrenalina,  e chegará ao bebê por meio de reações fisiológicas. Essas substâncias preparam o nosso corpo para situações de perigo, mas quando o nível se torna elevado por muito tempo há riscos para a saúde. A adrenalina, pode causar uma diminuição do fluxo sanguíneo na placenta, influenciando o crescimento do bebê. Estudos mostram que o estresse também pode aumentar a chance de parto prematuro. 

Pesquisas sobre o tema apontam  que o estresse na gestação pode acarretar atraso na fala e no desenvolvimento da criança, déficit de atenção e de aprendizagem, ansiedade, depressão e hiperatividade. Além disso, no caso de grande estresse, a musculatura da grávida fica tensa, podendo ocorrer o parto prematuro. 

É importante que a gestante pratique uma atividade física de que ela goste e que se sinta confortável, pois ajuda a relaxar, a aliviar o estresse e a ansiedade, além de prepará-la fisicamente para o parto. Atividades como a yoga e o pilates ajudam a tonificar os músculos, melhorar o equilíbrio e a circulação, proporcionando flexibilidade sem grandes impactos ao corpo. A natação e caminhadas também são indicadas para grávidas e proporcionam bem-estar e saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?