Menina pode jogar futebol, sim! - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Menina pode jogar futebol, sim!


Quando eu era criança, odiava a educação física. Nunca me entendi com esportes e ficava desmotivada com as opções oferecidas para as meninas.Adulta, também não acertei em nenhuma atividade física. Pense numa pessoa que odeia academia. Eu tenho pânico só de pensar em entrar em uma. 

Há pouco mais de um ano, uma amiga me chamou para jogar futebol. Achei que estava doida, confesso. Futebol? Nunca pensei nisso. Mas, como amo desafios, fui. Perna de pau total. Bola passando do meu lado e eu chutando o ar. Só que, naquele dia, voltei para casa com uma sensação nova para mim, o de estar com o corpo dolorido e muito feliz de ter me movimentado. Pronto! O futebol me fisgou. Passei a ir toda semana, aumentei para duas vezes por semana, comprei chuteiras e virei uma "peladeira". 

É bem verdade que eu não jogo porcaria nenhuma. Sou um ser desengonçado, bem atrapalhada. Só que, ainda assim, adoro. Lola vai comigo e fica olhando as mulheres jogando. Quando termina o jogo, ela entra em campo para "bater bola". Outras crianças vão, outras meninas, como ela, ficam ali observando a mulherada correr atrás de uma bola. E, olha que legal, estão crescendo vendo com naturalidade as mães e amigas em um esporte que, ainda hoje, é predominante masculino. 

Notam como isso é importante? Quem sabe se, lá na minha infância, o futebol tivesse sido uma opção para minha educação física eu tivesse me envolvido? Será que o esporte teria sido tão sofrido como foi para mim? Felizmente, hoje vivemos em um mundo em que meninos podem fazer balet e meninas podem jogar futebol, sem que sejam rotulados, sem que isso interfira na orientação do gênero, sem que isso determine a sexualidade deles. Afinal, são atividades físicas e, se não precisam do órgão sexual para serem executadas, podem ser praticadas por meninos e meninas. Crianças, né? Elas não precisam de enquadramento de "mundo rosa" e "mundo azul". 

Para alguns, ainda há uma dificuldade na elaboração de que cores, esportes e brinquedos não possuem gênero. Menina pode brincar de carrinho, menino pode brincar de boneca e isso não interfere na formação da identidade de gênero nem na sexualidade da criança. Só que o Mundo está mudando e, mesmo que ainda tenhamos que caminhar bastante, a mudança já começou. Então, tire seu preconceito do caminho que minha filha vai passar sendo o que ela quiser, até jogadora de futebol!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?