Mudanças no calendário de vacinação 2017 - EU CURTO SER MÃE

sexta-feira, 3 de março de 2017

Mudanças no calendário de vacinação 2017

Olá, pessoal! Hoje o ministério da saúde publicou as alterações nos esquemas de vacinação.

Atenção para as mudanças!!! 

 De acordo com o ministério da saúde os postos de saúde em todo o Brasil dispõe do novo calendário de vacinação para 2017. Foi ampliado o público-alvo para seis vacinas:

  • Tríplice viral;
  • Tetra viral;
  • dTpa adulto;
  • Meningocócica C;
  • Hepatite A. 
HEPATITE A – A vacina hepatite A passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos de idade. Antes, a idade máxima era até 2 anos. 

TETRA VIRAL (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) – Em 2017, para as crianças, há ampliação da oferta da vacina tetra viral, passando a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. Antes era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. 

MENINGOCÓCICA C – O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 9 anos até 13 anos.

dTpa ADULTO – Avacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível. 

TRIPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola) - Outra alteração se deu para a vacina tríplice viral, com a introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade. Anteriormente, a segunda dose era administrada até os 19 anos de idade. 


Para esclarecer dúvidas sobre as vacinas ou onde vacinar ligue para o DISQUE SAÚDE 136 Ouvidoria Geral do SUS - (Ministério da Sáude - Brasil), ou procure a unidade de saúde da família mais próxima. 





Micaele Gomes 

Instagram <micaeleacg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?