Ai, que calor! E pobrezinhos dos bebês que ficam super desconfortáveis. Mesmo com temperaturas tão altas, não é raro ver um neném com macacão de perna e manga e até meia. Coitadinhos, gente! Socorro! Isso quando não colocam manta. Não dá, minha gente. É até perigoso e traz risco de morte por hipertermia.
Mesmo os bebês em novinhos podem, e devem, ficar fresquinhos com o body, uma camisetinha e mesmo de fralda. Deixe o ambiente ventilado. Tome cuidado apenas para não colocar o bebê numa corrente de ar, mas nada de fechar tudo. Até mesmo o ventilador é permitido, bastando deixar o jato de ar voltado para cima ou para a parede. O ideal é que o quarto esteja numa temperatura de 25º.
Ar condicionado requer mais cuidado. Ele tira a umidade do ar e é necessário usar um umidificara junto. O umidificador, aliás, é bom que seja usado de qualquer forma, mesmo sem o ar condicionado. Mas nesse caso é "obrigatório" para não comprometer as vias respiratórias.
Dê vários banhos ao longo do dia com a água bem fresquinha, em temperatura agradável. Mas use sabonete apenas em um dos banhos para não causar problemas dermatológicos (leia aqui sobre dermatite e como proteger o pequeno ).
Hidrate bastante o bebê oferecendo preferencialmente ÁGUA. Bebês de menos de 6 meses que mamam no peito não precisam tomar água, mesmo no calor. Estudos já mostraram que, desde que os bebês sejam amamentados quando pedem, eles não ficam desidratados. Ofereça o tetolé, picolé feito de leite materno (veja aqui entrevista que dei sobre o assunto )
Bebês e crianças pequenas ficam desidratados rápido, e a desidratação pode ser fatal se não tratada a tempo. Procure ajuda médica imediatamente se perceber que:
- O bebê não molha a fralda há seis horas
- A urina da criança está amarelo escuro.
- O bebê não está brincando nem se movimentando como normalmente faz.
- A moleira do bebê está funda.
- A boca do bebê está seca demais.
-Não saem lágrimas quando o bebê chora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você acha?