Cuidado com seringa de soro no nariz - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Cuidado com seringa de soro no nariz

Tem uma dica circulando no universo materno que promete acabar com rinites, sinusites, bronquites etc. Consiste em jogar 10 ml de soro fisiológico no narizinho (fazendo passar de um lado da narina ao outro), limpando as vias respiratórias e acabando com as ites tão comuns na infância.

Desde que Lola entrou para a escolinha, temos sofrido com tosses e nariz escorrendo em intermináveis "ites". Depois de vários tipos de medicamentos e pouco resultado, resolvi utilizar o tal método milagroso. Com muita luta (afinal, eles detestam que mexa no nariz), passei a fazer como informado. 10 ml em cada narina, de manhã e à noite, fazendo o soro entrar em uma narina e sair pela outra. Realmente, limpa tudo, Sai mesmo! Fiquei feliz e achei que tinha resolvido meus problemas. Mas em menos de 15 dias de uso, uma surpresa. Apareceu uma das piores "ites" de todas, das mais doloridas e tensas: otite! Ai, socorro! 

Levei ao pediatra e otorrino e a questão é que a mucosa do nariz dos pequenos é muito sensível e pode ser ferida com a técnica, além de risco de romper vasinhos. E que pode também causar  a otite se aplicado de maneira errada pela pressão que causa, empurrando o catarro para o canal do ouvido. 

Para dar certo, tem que ser com a criança sentada, a seringa na diagonal e tem que tomar cuidado com a pressão. Eu prefiro não fazer mais. Sempre limpei com soro em jato e depois aspiro  com Aspirar Baby . Eu também uso bastante o umidificador no quarto. 

Fica aí o alerta, então. Na dúvida, consultem o pediatra ou otorrrino e perguntem sobre a técnica da seringa no nariz. 
Vejam o vídeo da técnica





Vou fazer uma atualização, pela polêmica que o assuntou rendeu no Facebook.

O uso do soro não é prejudicial! A técnica de usar o soro com a seringa até que saia na outra narina em crianças pequenas é que é questionável. Foi citado a lota, porém a lota não tem a pressão da seringa e seu uso é feito com a cabeça inclinada de lado e para frente. Uma criança pequena dificilmente vai aceitar pacificamente ficar quietinha com a cabeça na posição adequada. Muitas alegaram que foram orientadas por profissionais a usar. Bom, já vi inúmeras vezes acontecer de um médico indicar algo que o outro reprove. Vacinas, medicamentos, tratamentos diversos. Há divergências entre médicos sempre. Por isso falei acima que na dúvida, procure o SEU médico e pergunte. Se você o escolheu, certamente deve confiar e se guiar por ele.

Veja a diferença do uso da lota



3 comentários:

  1. fiz isso e acabou acontecendo que o soro entrou no meu ouvido sou adulto, mais não fiz certo :/ estou com um negocio no meu nariz porque eu cheirei minha gata de estimação então eu fiquei com o nariz ruim sem respirar muitos bem ai comprei soro mais acho que fiz errado esqueci de comprar a seringa ai eu virei minha cabeça e botei o soro só que foi pros ouvidos.

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu comigo , akiquanto tempo leva para sair? , vc foi no médico ? Ele ti prescreveu algo ? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu comigo , akiquanto tempo leva para sair? , vc foi no médico ? Ele ti prescreveu algo ? Bjs

    ResponderExcluir

O que você acha?