Aprendendo inglês - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Aprendendo inglês

Eu nunca quis adiantar ou forçar nenhum processo de aprendizagem na Lola. Acredito em uma infância lúdica, livre e divertida. No entanto, já se sabe há bastante tempo que as crianças que têm contato com outras línguas quando mais novas têm muita facilidade para aprendê-las. A primeira infância é um período em que as habilidades linguísticas se desenvolvem bem rapidamente.

Lola gosta muito do desenho da Dora Aventureira e na versão que passa no Brasil (passa pelo Nick Jr. ) ela fala algumas palavras em português e outras em inglês ( o original é inglês e espanhol). Foi natural ela começar a soltar, por volta de 1 ano e meio, algumas palavrinhas em inglês. 


Eu passei a falar em inglês em alguns momentos com ela também e ela mostrou que entendia. Depois disso, coloco alguns vídeos de músicas populares em inglês e noto que ela entende bastante e consegue cantar alguns pedaços em inglês. Claro que ela fala ainda embolado (está com 1 ano e 8 meses), porque nem o português ainda está desenvolvido. Mas acho bem interessante esse processo. 


Vou dividir com vocês alguns aplicativos e vídeos em inglês que usamos por aqui para brincar e aprender inglês naturalmente. É importante eu dizer que aqui em casa a gente vê TV e deixa ver, mas sem exageros e jamais substituindo os inúmeros passeios e brincadeiras na rua que fazemos. Mas acontece que na minha dinâmica eu preciso dessa "ajuda". Eu cuido da Lola e das nossas refeições e preciso de algo para entretê-la enquanto estou na cozinha. 


No caso de aplicativos de tablet eu uso com mais critério ainda. Normalmente no máximo 15 minutos (e nem é todo dia). Nunca levo a lugar nenhum para que sirva de brincadeira. Única vez que levei foi para viajar no avião, porque ai tive medo de entediar demais e arrumar escândalo. No meu celular eu não deixo mexer, porque não quero que acostume com isso. Meu celular é inclusive instrumento de trabalho e não um brinquedo. 



Aplicativos:

Como disse, sou contra deixar criança em tablets e celulares. Isso aqui acontece bem ocasionalmente e por pouco tempo. 


Fisher Price




São aplicativos bem fofos e lúdicos. Não têm objetivo, não são jogos. Apenas mostram músicas, animais e seus sons, cores, formas, números e letras. Tudo muito bem feito, gratuito e interativo. Disponível Android e IOS

Eu me divirto em inglês

Alguns recursos para os menores são inapropriados. Mas dá para divertir com as histórias e músicas. São histórias clássicas, como Branca de Neve e Cinderela. Disponível para Android e IOS.

Macetes Kids


App criado pelo blog Macetes de Mãe.As crianças aprendem as cores, os números e os familiares em cinco línguas: inglês, espanhol, italiano, francês e chinês. É possível personalizar o app colocando as fotos da sua família. Disponível apenas para iPad.

Vídeos:
As nursery rhyme (canções infantis) são sucesso aqui. Ela canta Twinkle twinkle little star, Old MacDonalds had a farm, head shoulder knees and toes e por aí vai.... Adora! Vou colocar aqui para vocês alguns canais que têm vários vídeos longos, com muitas músicas (o que ajuda pra não ter que ficar selecionando toda hora).

Dave and Ava




Chuchu TV
Este canal é bem fofo e tem nursery rhyme também, mas o sucesso aqui são os vídeos do ChuchuTV Surprise. É um jogo onde vários ovos são abertos e saem de lá animais, formas, objetos. Trabalham as cores também. É muito legal. Lola pega potes com tampa e fica brincando e dizendo "open, open, surprise!"




LittleBabyBum

Outro canal, sem muita diferença dos acima, repleto de nursey rhymes




E aí, tem algum outro para indicar? Posta aqui nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?