Festa junina sem culpa: cardápio light - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 9 de junho de 2015

Festa junina sem culpa: cardápio light

Festa junina sem culpa: cardápio light

Chegou a época das festas juninas e seus deliciosos pratos típicos, mas você está de dieta. E agora? Calma, não é por isso que você precisa deixar de curtir o arraial com a família nem enfiar o pé na jaca.

A dica é passar longe dos pratos que combinam tanto altas quantidades de açúcar quanto de gordura como, por exemplo, a paçoca e o pé-de-moleque. E, se for impossível resistir à tentação de provar esses quitutes, optar por porções pequenas.

Ou, melhor ainda, apostar em receitas light, substituindo ingredientes mais calóricos por outros que cabem na sua dieta! Confira a seguir três receitas de festa junina light que são muito gostosas e fáceis de fazer em casa – mesmo por quem não tem muita prática na cozinha. E, se precisar, aqui tem dicas de comotirar mancha de roupa branca. Vamos botar a mão na massa?

  • Bolo de fubá light sem cobertura


Ao invés da farinha branca comum, prefira a farinha integral, já que ela possui um teor mais alto de fibras – o que torna a sua digestão mais lenta e, consequentemente, dá sensação de saciedade por mais tempo. Você pode ainda substituir o açúcar refinado por açúcar  mascavo, demerara ou agave. 
 Confira os ingredientes:

- 3 ovos inteiros
- 1 xícara de farinha de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de leite 
- 3 colheres de sopa de margarina light
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de erva doce
- 6 porções de açúcar

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque a massa numa forma untada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos.


  • Pipoca sem óleo ou manteiga

 A pipoca pode, a princípio, parecer um perigo para a dieta. Mas ela possui vários nutrientes importantes para o organismo, como fibras naturais e antioxidantes, e pode ser consumida com moderação se for preparada sem óleo ou manteiga. 

Você pode preparar a pipoca tanto na panela, quanto no micro-ondas. É só colocar um punhado de milho num saco de pão e programar alguns minutinhos no micro-ondas em potência alta. Preparada dessa forma, uma xícara de pipoca já estourada tem apenas 30 calorias. E nem pensar em pipoca doce, pois ela tem mais do que o triplo de calorias!  

>>>>>> E atenção! Crianças com menos de 5 anos NÃO DEVEM comer pipoca, pois há um grande risco de asfixia!!!!! (leia aqui)

  • Maçã do amor light



A maçã do amor é um dos doces mais charmosos do arraial. E ela também pode ser uma grande amiga da dieta se, em vez do caramelo, você optar por uma cobertura de gelatina de morango diet. Cada unidade tem, dependendo do tamanho da maça, 80 calorias em média.

Comece lavando e secando as maçãs, e espete um palito de picolé em cada uma. Em seguida, prepare a gelatina de acordo com as instruções da caixinha e leve à geladeira para endurecer. O segredo é que a consistência não fique nem muito dura, nem muito mole, e sim o suficiente para mergulhar a fruta e a gelatina aderir à ela.

Conserve as maçãs do amor light na geladeira até o momento de servir. Isso impede que a cobertura derreta e respingue na roupa. Mas caso algum acidente aconteça, não precisa se preocupar. Tarefas como tirar mancha de roupa branca também são muito fáceis de fazer seguindo alguns pequenos truques. Aproveite o arraial sem culpa!

* Publipost Unilever


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?