Não é manha. É desenvolvimento! - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Não é manha. É desenvolvimento!

O bebê quando nasce não tem noção do que seja ele e o que é o outro.  Por isso, nos primeiros meses de vida, a mãe (ou o cuidador ) é visto por ele como uma extensão do próprio corpo. Quando vai se desenvolvendo,  nota que a mãe é outra pessoa.
A descoberta acontece entre 6 e 9 meses e pode trazer o que os especialistas chamam de ansiedade da separação.  A mãe é a base da segurança do bebê e isso gera medo ao pequeno. Ele pode ficar mais choroso e solicitar o colo mais vezes.
É uma fase absolutamente normal e nada mais é do que uma etapa do desenvolvimento emocional infantil. Seu bebê não é manhoso, ele não faz pirraça, ele não ficou mal acostumado com colo. É um enorme salto cognitivo e deve ser comemorado, pois indica que se filho está se desenvolvendo corretamente.
O bebê não sabe ainda que a mãe ao sair do ambiente vai voltar.  Ele tem medo de que ela vá e suma. Isso gera ansiedade e sofrimento real. Não ignore e não deixe seu bebê chorando sozinho. Isso é altamente prejudicial. A ideia de que isso ocasionará na independência dele é totalmente equivocada. A independência surge da segurança de que seus pais estarão sempre ao lado e que ele nunca será abandonado.
O sono também pode ser alterado e o neném pode passar a acordar mais vezes para se certificar de que não está sozinho.
Brincadeira como as de "cadê o bebê?  Achou!", feitas com um pano no pequeno podem ajudar. Sair por alguns momentos do recinto e continuar conversando com ele, sem que ele te veja, também é benéfico. 
Acalme-se e saiba que é absolutamente normal essa angústia.  Esse comportamento também demonstra que o bebê está fortemente ligado à sua mãe e que o elo de apego foi muito bem estabelecido.  O desenvolvimento psicoafetivo do pequeno está seguro. Parabéns!

2 comentários:

O que você acha?