Acidentes domésticos são as principais causas de mortes infantis - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Acidentes domésticos são as principais causas de mortes infantis

Os perigos dentro de casa podem se tornar uma armadilha para as crianças. O assunto é sério, seríssimo, e pode colocar a vida dos pequenos em risco. Segundo a Organização Não-governamental Criança Segura Brasil, os acidentes, ou lesões não intencionais representam a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil.
No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde..

Veja os principais perigos que uma casa pode conter e como reduzir os riscos de acidentes domésticos. Lembre-se sempre de deixar medicamentos, produtos de limpeza, químicos, inseticidas bem longe do alcance de seus filhos. Janelas e varandas devem ser teladas ou conter grades. 


Na sala
  • Aparelhos eletrônicos
Tv’s, DVD’s, videocassete – todos os aparelhos preferencialmente têm que estar fixos ao móvel ou à parede. Os televisores do tipo LED, por exemplo, são muitos leves e podem ser facilmente empurrados. A fiação dos eletrônicos também deve estar devidamente presa. Cuidado especial também para controles remotos. Fiquem atentos às pilhas! O ideal é que este item seja mantido fora do alcance dos filhos.
  • Tomadas
Os protetores de tomada são simples, com preços acessíveis e encontrados facilmente em comércios. Apesar de os pequenos conseguirem retirá-los com a unha, essa precaução diminui os riscos de queimaduras e choques.
  • Cortinas
A melhor cortina para quem tem crianças em casa é a cortina horizontal, de forma que ela não chegue à altura das crianças. Evite também cortinas com puxadores.


 Banheiro
  • Vaso sanitário
Acredite, crianças de até 3 anos podem se afogar em vasos sanitários com apenas 5 cm a 7 cm de água. Além disso, para elas é tentadora a ideia de subir nos vasos para alcançar objetos que estão fora de seu alcance. Vale fiscalizar esse momento!
  • Piso
A melhor opção é o azulejo, de fácil higienização e menor risco de escorregamento.
  • Tapetes de banho
Os tapetes de plástico com ventosas, que fixam-se ao chão são os mais seguros. Podem ser usados também tapetes com tecidos. Aposte nas fitas anti-escorregamento.


Cozinha
  • Fogão
Evite ao máximo utilizar as bocas da frente. Com relação às panelas, deixe o cabo sempre para dentro. O ideal é manter os pequenos fora da cozinha, mas caso seu filho esteja presente o mantenha longe do forno. As queimaduras são as maiores causas de acidentes domésticos com crianças.
  • Botijão de gás
Mantenha este item longe de tomadas para evitar explosões e dos ralos para que não haja contaminação da água quando há vazamentos. Outro cuidado essencial é abrir a válvula do botijão somente quando vai cozinhar.
  • Pia
Guarde os eletrodomésticos nos armários altos ou com travas. Aparelhos em cima da pia podem ser puxados pelas crianças e os fios podem despertar a curiosidade e causar acidentes fatais, como enforcamento.
  • Escorredor de louças
O ideal é escorrer a louça enquanto se está higienizando. Assim que terminar guarde os artigos no armário.

As dicas foram dadas pelo pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco Marcelo Reibscheid.

Um comentário:

O que você acha?