Além de falar, é importante colocar músicas e até contar histórias. Segundo um estudo publicado na revista Science, em 1986, os recém-nascidos preferiam as histórias que eram contadas pelas mães, antes deles nascerem, do que histórias que nunca tinham ouvido.
Outras pesquisas mostram o interesse dos bebês ainda dentro da barriga pela fala da mãe por meio dos batimentos cardíacos. Esses estudos mostram que a mesma frase ou a mesma rima repetida várias vezes faz a taxa de batimentos deles desacelerarem, o que indica atenção. Os pequeninos param de se mexer para ouvir. Interessante, não é?
Por isso, vou começar a providenciar a biblioteca do Francisco agora mesmo. E vou começar a ler para ele o que já tenho. E há um livro muito especial, dado por uma grande amiga, no dia do meu casamento. É o livro "Chapeuzinho amarelo", de Chico Buarque. A história é sensacional e ainda tem ilustrações do Ziraldo. Perfeito! Será o primeiro que o bb vai ouvir.
Eu tenho também dois da Clarice Lispector para crianças que são ótimos: "O mistério do coelho pensante e outros contos" e "Como nasceram as estrelas, doze lendas brasileiras". Tenho também um que amo, da Adriana Falcão, "Mania de explicação". Tem ainda alguns outros que ganhei como jornalista, para conhecer, e que agora irei conhecer de verdade. Depois conto para vocês. Enfim, já dá pra começar a brincadeira com o keu gatinho e ir ensinando para ele como é gostoso ler. Faço questão de passar essa paixão para o meu amor. Criança que lê é criança feliz. Eu acredito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você acha?