Lendo para o bb - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Lendo para o bb

Cheguei no sexto mês da gestação, aquele em que é possível ao bb ouvir o que a mãe diz. Não acho fácil conversar com a barriga, ainda mais que Francisco não me chuta ainda. Fico me sentindo meio idiota. Mas já li tanto sobre os benefícios do estímulo fetal, que não quero ficar de fora. Por isso, aos poucos vou falando com meu amorzinho.

Além de falar, é importante colocar músicas e até contar histórias. Segundo um estudo publicado na revista Science, em 1986, os recém-nascidos preferiam as histórias que eram contadas pelas mães, antes deles nascerem, do que histórias que nunca tinham ouvido.

Outras pesquisas mostram o interesse dos bebês ainda dentro da barriga pela fala da mãe por meio dos batimentos cardíacos. Esses estudos mostram que a mesma frase ou a mesma rima repetida várias vezes faz a taxa de batimentos deles desacelerarem, o que indica atenção. Os pequeninos param de se mexer para ouvir. Interessante, não é?

Por isso, vou começar a providenciar a biblioteca do Francisco agora mesmo. E vou começar a ler para ele o que já tenho. E há um livro muito especial, dado por uma grande amiga, no dia do meu casamento. É o livro "Chapeuzinho amarelo", de Chico Buarque. A história é sensacional e ainda tem ilustrações do Ziraldo. Perfeito! Será o primeiro que o bb vai ouvir.

Eu tenho também dois da Clarice Lispector para crianças que são ótimos: "O mistério do coelho pensante e outros contos" e "Como nasceram as estrelas, doze lendas brasileiras". Tenho também um que amo, da Adriana Falcão, "Mania de explicação". Tem ainda alguns outros que ganhei como jornalista, para conhecer, e que agora irei conhecer de verdade. Depois conto para vocês. Enfim, já dá pra começar a brincadeira com o keu gatinho e ir ensinando para ele como é gostoso ler. Faço questão de passar essa paixão para o meu amor. Criança que lê é criança feliz. Eu acredito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?