Fim de semana é para aproveitar! - EU CURTO SER MÃE

sexta-feira, 24 de março de 2017

Fim de semana é para aproveitar!

O que você costuma fazer com os finais de semana de seus filhos? Já parou para pensar que temos 52 domingos por ano e que, antes, muito antes, de seu filho completar 18 anos, ele já não vai querer passar os sábados e domingos com você? 

A vida é corrido, os dias são curtos e, eu sei, dá uma vontade de ficar bem quietinha nos finais de semana. Mas é justamente nesses dias que podemos curtir integralmente as crianças. Que conseguimos brincar, conversar, sair, comer algo diferente, escapulir da rotina. São esses dias que vão construir memórias inesquecíveis para as crianças, de momentos que puderam curtir com os pais. 

Muitos deixam de proporcionar algo diferente por não terem dinheiro ou não poderem, naquele momento, gastar com passeios. Mas quem disse que diversão é sinônimo de dinheiro? Inclusive acho super danoso que façamos as crianças criarem essa associação. Diversão, alegria, dias bons não são ligados a quanto você gasta, mas em quanto você se envolve naquilo.

Há locais incríveis as cidades, em todas elas, que podemos explorar com os pequenos. De acordo com cada idade, podemos incluir novas visões de um mesmo local, uma pracinha ou um parque, por exemplo. Brincadeiras ao ar livre são inúmeras e basta um pouco de criatividade para transformar um lugar já conhecido em um espaço incrível. Pode-se resgatar hábitos de brincadeiras de rua, cantigas de roda e, dependendo da idade, fazer algo como catalogar espécies de plantas, aves, pedras.... Imaginação é tudo!




Muitas exposições e museus cobram bem pouco e esse tipo de passeio é algo que vai fornecer bagagem para os pequenos. Você pode aproveitar para aprender, ou relembrar, também.  Na mesma linha, há teatros e musicais infantis, nas grandes cidades, de vários preços, muitos até gratuitos. Eu gosto bastante de passeios culturais. Acho que é realmente importante para a formação da meninada.

Visitar os avós, tios e padrinhos também pode ser uma boa. O contato das crianças com a família fortalece os laços e é muito importante. Se tem alguém com uma casa com aquele quintal, melhor ainda! A brincadeira estará garantida.

O fim de semana é uma excelente oportunidade de minimizar o uso de eletrônicos, priorizar passeios ao ar livre e o contato entre os membros da família. E mesmo que você não vá para  a rua, use esses dias para ter mais contato com seus filhos. Conte histórias, faça experiências científicas, invente brincadeiras, pinte, colora, dance. É divertido para todo mundo e seu filho vai sentir a diferença desses momentos vividos ao seu lado. 

O que você tem feito nos finais de semana com seu filho? 

Um comentário:

  1. Muito bom seu post, por momentos me fez imaginar como seria a sensação de brincar com uma criança.
    Faz um bom tempo que não faço isso com sobrinhos, afinal eles crescem, rsrs, mas sem dúvidas, se fosse mãe, tanto eu quanto o marido iríamos querer aproveitar ao máximo para curtir nosso filho, até porque cada fase passa tão rápido e é tão gostoso viver cada momento.

    ResponderExcluir

O que você acha?