Barriga pós parto tem jeito - EU CURTO SER MÃE

domingo, 19 de março de 2017

Barriga pós parto tem jeito

Cite um drama da maternidade: a barriga. Não que eu tivesse barriga negativa antes, mas a pança que sobrou depois de minhas duas gravidezes é bem diferente do que eu tinha. Algumas mulheres têm mais facilidade para voltar à boa forma, mas não foi o meu caso e, embora eu esteja até mais magra do que antes de engravidar, a barriga permanece e me irrita bastante. 

Fui convidada para participar de um workshop sobre ginástica abdominal hipopressiva, realizado pela educadora física Bruna Carneiro, na Ímpeto Pilates e RPG . Bruna Carneiro  é mãe de dois filhos e, após a segunda gravidez, teve diástase abdominal, o afastamento dos músculos do abdômen, e fez um curso com o criador do Método Hipopressivo, o fisioterapeuta Marcel Caufriez, em Portugal. A educadora física é pioneira e uma das poucas capacitadas no Brasil pelo criador do método a ensinar a ginástica. 


Bruna Carneiro realizando a técnica
A ginástica abdominal hipopressiva é um treinamento baseado na contração isométrica da musculatura profunda abdominal em que há tensão muscular, mas não há movimento. A técnica auxilia muito quem na recuperação pós parto, tão logo o médico permita realizar atividades físicas. Mas mesmo para quem já teve bebê há algum tempo, como eu, os exercícios ajudam muito. Bruna constatou que eu tenho diástase, e eu não sabia. Por isso que mesmo com as atividades físicas que pratico, permanece essa barriguinha chata. Ela me explicou que fazer abdominais, e mesmo a prancha, é prejudicial para quem tem diástase, mas que com a hipopressiva eu vou conseguir fechar essa musculatura. 

Os benefícios não são apenas para quem já teve filho. Vejam no que auxilia:

  • - Redução da circunferência abdominal e cintura.
  • - Fortalecimento do assoalho pélvico.
    - Melhora da diástese abdominal.
    - Melhora da incontinência urinária
    - Aumento da força de períneo
    - Melhora postural
  • - Melhora o funcionamento do intestino
  • - Previne hérnias
  • - Melhora dores nas costas
  • - Acelera o metabolismo

Colocando os exercícios em prática com a orientação da Bruna

No workshop, as participantes passaram por uma avaliação, tiraram medidas e foram fotografadas. Logo após, iniciamos o aprendizado da técnica e das posições para praticar. 
Basicamente, consiste em abrir a caixa toráxica, contrair os músculos abdominais enquanto controla a postura e a respiração. O indicado é a realização de 5 a 10 minutos diários e os resultados têm início em cerca de um mês.

A Bruna ensinou diversas maneiras de fazer os exercicios (sentada, deitada, de pé, em dupla....) e, agora, eu vou praticar em casa e volto lá para avaliar os resultados. No final do processo eu vou mostrar para vocês em vídeo também.

Sei que a gente lê essas coisas e fica louca pra colocar em prática sozinha, em casa. Mas não acho legal. Além de não ser fácil, a questão de ter uma avaliação de postura adequada e entender o momento certo da respiração para contrair os músculos não é fácil. Ainda não há datas previstas, mas a Ímpeto Pilates e RPG vai realizar outros workshops, dá uma ligada lá para conferir as datas. Lá também tem RPG e Pilates. Fica na  rua Chopin, 271, Prado, em Belo Horizonte. O telefone é (31)  3332-5094.

Acompanhem pelo Storie do Instagram que vou mostrar durante esse mês como estou me saindo. Pra quem não segue, o perfil é www.instagram.com/leticia_eucurtosermae . Daqui a um mês, o vídeo está no canal também. Estou super entusiasmada e acreditando que vai dar certo. Agora, depende muito que eu tenha disciplina e realize os exercícios, né? Vou conseguir. Quero torcida!
#VamosJuntasDesafio

Um comentário:

  1. Já tinha ouvido falar dessa ginástica. O post está bem minucioso. Gostei muito.

    ResponderExcluir

O que você acha?