Cuidados com a pele no rosto em gestantes - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cuidados com a pele no rosto em gestantes

Muitas mulheres ficam lindas na gravidez: cabelo sedoso, pele de pêssego, brilho que irradia a felicidade. Porém, o período também inspira cuidados. Um desses cuidados diz respeito à pele do rosto, que pode ficar manchada. Chamadas de melasma ou cloasma, essas manchas escuras no rosto podem ser difíceis de saírem depois da gravidez.  As manchas na pele são provocadas pelo grande aumento dos hormônios femininos e mantidas pelo calor e pelo sol. 

Quem me acompanha pelo Instagram sabe que estou em tratamento para minimizar os melasmas que ganhei na gravidez. Estou fazendo microagulhamento e peeling de cerveja uma vez por mês, além de limpeza de pele periódica. Minha pele está melhorando demais. A esteticista que está cuidando de mim atua em Belo Horizonte em atendimento domiciliar, o que facilita muito. Deixo aqui para vocês a indicação para quem está grávida e quer cuidar da pele e para quem já está com problemas e precisa de ajuda. Ela se chama Ana Lúcia e o Whatsapp é 31 9655 8950. A página dela é www.facebook.com/esteticaanaluciabh

Durante a gravidez algumas substâncias usadas na indústria cosmética são proibidos. Na lista de restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão três substâncias: cânfora, ureia acima de 3% e chumbo, figurinhas carimbadas em creme para pernas e pés, hidratantes corporais e tinturas de cabelo, respectivamente.

Os especialistas aumentam a lista da Anvisa e incluem outras substâncias que podem ser nocivas. Os ácidos,  como o retinoico, encontrados em produtos clareadores, antiacne e anti-idade, são alguns dos que não são recomendados. Os ácidos glicólico, em concentrações acima de 10%, e salicílico ainda não têm estudos que possam comprovar a segurança do uso. Cremes clareadores de pele que usam hidroquinona também ficam na lista dos proibidos.

Cuidado na medida certa

 A gestante pode fazer limpeza de pele sem nenhum problema. Por ser uma pele que normalmente já mancha com mais facilidade deve-se ter um maior cuidado. É bom evitar o uso de produtos esfoliantes contendo ácidos, pois a pele absorve. Também é importante aplicar filtro solar logo após a limpeza, pois a pele fica mais fina e com isso é maior a chance de manchar. 

Use: protetor solar acima de FPS 30, devendo ser passado até mesmo se ficar dentro de casa, duas vezes por dia. Cremes com antioxidantes contendo vitamina C e E.auxiliam muito na proteção da pele e prevenção de manchas. Devem ser usados antes do filtro solar, duas vezes ao dia. 

A grávida não pode usar qualquer tipo de máscara calmante, descongestionate ou secativa - pois podem conter substâncias não ideais para o bebê, como ácido salicilico, antibióticos e despigmentantes. Filtro solar com metoxicinamato também não são recomendados, pois a substância pode chegar à placenta. Devem ser priorizados os protetores que contém óxido de zinco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?