Picada de escorpião: veja como se prevenir - EU CURTO SER MÃE

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Picada de escorpião: veja como se prevenir

Nos últimos dias, fiquei sabendo de três casos de amigos que encontraram escorpiões em casa. Fiquei muito assustada com isso. O número de escorpiões achados em residências têm aumentado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015 aproximadamente 74, 5 mil pessoas foram picadas no Brasil, um aumento de 24% em comparação com os últimos anos. No verão, por causa das chuvas, a incidência pode aumentar ainda mais. Eles ficam desalojados e procuram abrigo em porões, quintais com entulho e também na rede de esgoto das cidades. O verão também é o período de reprodução dos animais.

Crianças e idosos são maiores vítimas de picadas de escorpião. No caso de picada  é preciso procurar atendimento médico imediatamente. Lave o local da picada e o mantenha elevado, enquanto busca atendimento.  Se possível, capture o escorpião e leve-o com você, vivo ou morto. Use um graveto para empurrar o animal para dentro de um vasilha. Apenas o soro antiescorpiônico salva!

Atenção redobrada para quem vai passear nas férias em locais sítios, fazendas e casas de praia!

Prevenção

Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado. O escorpião pode viver meses sem comida e sem água e os inseticidas não são eficazes contra eles, pelo contrário. A dedetização aumentar casos de ataques pois faz com que os animais se desalojem, mas permaneçam vivos, aumentando os riscos.

Com a aplicação pulverizada do produto, os animais se movem para regiões de superfície, onde não há veneno, e a possibilidade de acidentes aumenta. Os escorpiões possuem a capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados e sem se alimentar por um longo período de tempo. O veneno mataria o escorpião, desde que atingisse diretamente o animal. Mas, no caso da pulverização, dificilmente isso ocorre.

Escorpiões comem baratas e eliminá-las é uma alternativa para evitar que eles venham em busca de comida. Eliminar o cupim, a barata e a traça que  são os alimentos preferidos dos escorpiões. Faça a limpeza das caixas de esgoto também.

Evite a presença de plantas como trepadeiras e bananeiras muito perto da sua casa; corte a grama e mantenha limpos quintais e jardins em torno da residência. Dentro de casa, limpe com frequência os móveis, as cortinas e os cantos de parede.

Se houver algum terreno baldio perto da sua casa, ele precisa ser limpo pelo menos numa faixa de 1 a 2 metros junto ao muro ou a cercas, para evitar a proliferação dos animais peçonhentos.

Lembre-se de examinar roupas, lençóis, toalhas e calçados antes de usá-los.







Booking.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?