O amor é paciente.... - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O amor é paciente....

Se me pedissem para definir a maternidade em uma palavra a eleita seria paciência. É o que será mais exigido de uma mãe e o que mais se aprende a ter também. Quando a mulher decide engravidar, mesmo que não tenha nenhum problema de fertilidade, se demora um mês ou dois já se angustia e surge ali o primeiro alarme para que ela trabalhe a sua paciência. 

Depois que engravida então, nem se fala. Os nove meses são dez, na realidade, mas a sensação, principalmente no final, é de que a gestação dura muito mais. Como conter a mente e o coração ter paciência de esperar. Parece que demora tanto. Parece que não chega a hora. Parece que é só com a gente aquela espera sem fim. O tempo corre num ritmo próprio e enquanto tudo continua em movimento, o relógio para a grávida desacelera e vai a passos curtos preparando o milagre da vida. 

Depois que nasce, entramos em um curso intensivo para exercitar a paciência. Paciência para que ele aprenda a mamar, para que arrote, para que durma, para que se livre das cólicas, para que a reação da vacina passe, para que se sente, engatinhe, ande, fale, cresça. Quem dita o tempo não é mais você. Acabou, fugiu do seu controle. Só te resta mesmo paciência para que seu filho te mostre quando está pronto e quais são os próximos passos. Nós guiamos, é claro, mas quem conduz são eles. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?