Para você, com amor - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Para você, com amor

 Mexendo textos antigos, encontrei um que fiz para Francisco dias antes de sua morte. Um texto que nunca ninguém havia lido e que pode ser que continue assim pela sua extensão. Mas de toda forma, senti vontade de compartilhar em minhas redes sociais. São palavras que jamais chegaram ao destinatário. Palavras ditas ao vento. A ninguém mais interessa o que foi escrito. Nem mesmo à Iolanda. Mas de toda forma, fica aí de curiosidade sobre o que se passava em minha cabeça de mãe de primeira viagem dias antes de o meu filho morrer.

Você está prestes a chegar por aqui, e eu gostaria de ter preparado um mundo melhor para te receber, mas aprendi, a duras penas, que não sou capaz de modificar tudo o que me desagrada. Você vai se deparar com muitas novidades e vai ter a oportunidade de fazer suas próprias escolhas, mas eu, como mãe, acho que tenho o direito, e até a obrigação, de adiantar algumas coisinhas. Mas como filha, sei bem que nem tudo o que as mães falam faz sentido pra gente e, mesmo quando faz, nem sempre queremos seguir o que elas dizem. Muitas vezes, provar que elas estão erradas torna-se até um combustível. 

Porém, direi conselhos assim mesmo e vou torcer para que você queira seguir pelo menos alguns. E se você não seguir, torcerei para que eu esteja errada e para que o caminho escolhido por você seja o certo. Mas te digo, escute a sua mãe. Pode apostar, é a pessoa que mais te quer bem e a que seria capaz de ir mais longe para te ajudar. Você terá certeza disso ao longo de sua vida. Me conte depois.

Procure sempre aprender com quem quer ensinar e respeite os seus professores, mas não aceite tudo o que eles dizem como verdade. Questionar te leva além. As coisas só mudam porque alguém achou que aquela resposta era insuficiente. Não aceite como fato algo que você não concorda só porque alguém que detenha autoridade disse que assim é o certo. Mas preste atenção: isso não te dá o direito de ser mal educado. Não me envergonhe! A regra vale também para os seus pais. Eu sei que isso me dará mais trabalho para te criar, mas realmente acredito que mudanças surgem a partir de insatisfações. Por isso, seja insatisfeito com as explicações que te oferecem e procure outras opiniões sobre todos os assuntos.

Estude o conteúdo obrigatório da escola, mas ocupe sua cabeça somente com o que você achar interessante. Não, você não pode e não deve tirar notas baixas! Muitas matérias escolares serão chatas, eu sei. Mas você precisa passar por isso, todo mundo precisa, para chegar ao patamar de estudar o que realmente gosta. Portanto, evite provas de recuperação e repetir de ano, pois você terá que rever todo o conteúdo novamente. Para isso, não há remédio nem perdão. 

Faça amigos. Eles servirão para alegrar sua vida. Os melhores momentos que você viverá, inclusive, serão ao lado deles. Ria, divirta-se, confie. Mas tenha em mente que amigos nem sempre são eternos, o que não os torna menos ternos. Acontece que a vida, algumas vezes, nos separa daqueles que amamos, por diversas razões. E algumas pessoas ficam só durante um período conosco, também por opção delas. Isso é duro de compreender, mas é natural. Nem sempre dá para andar grudadinho, como a gente queria, com aqueles que amamos. Mas enquanto dá para estar perto, aproveite!

Mesmo com todos os amigos do mundo, dê valor à sua família. Vai por mim: é o que te sobra, mesmo se te tirarem tudo. Família é coisa que tem hora que irrita. Parente pode ser mais chato que tudo. Mas você vai ter certeza do amor que sente quando perder alguém desse núcleo. Por isso, aproveite, desfrute de bons momentos e fortaleça a relação com esses que têm a mesma raiz que você.

Pai e mãe fazem coisas e, principalmente, negam coisas, que parecem não fazer o menor sentido. Algumas vezes não faz mesmo. Mas na maioria, você só irá compreender lá na frente o quanto foi poupado e protegido. Por isso, algumas vezes vale a pena apenas confiar e, por mais que você ache que sabe mais, deixe com que eles cuidem de você.
Chore quando doer, mas saiba a hora de esconder a sua dor. As pessoas podem ser cruéis quando descobrem a sua fragilidade. Nem tudo é para ser exposto. Procure se preservar um pouco. Ser verdadeiro é muito bom, mas não seja transparente o tempo todo. Não é todo mundo que merece nos conhecer por dentro. 

Futebol é só um esporte. E nem é o mais divertido de se acompanhar, pra te falar a verdade. Se gostar, assista, mas  não se envolva tanto. Principalmente: não faça inimigos nem crie desavenças por conta de times. O jogo acaba, os jogadores pegam seus salários e a vida continua, inevitavelmente. 

Apoie-se na fé. Busque algo em que acreditar. Todos os caminhos levam a Deus. Não existe religião certa ou errada. Existe a que te faz bem. Experimente! E mesmo se não encontrar uma religião que te atenda, tenha fé. A fé é a responsável pelos maiores milagres. É ela que te move para seus objetivos e te fortalece na hora do sofrimento. Creia: há uma força maior que nos guia. O nome dado a essa força pouco importa. Mas não seja fanático. Tudo em excesso faz mal e é chato. Não queira mostrar o caminho que você julga como certo para ninguém. O mais legal de tudo é o livre arbítrio e isso deve ser sempre respeitado.

Ame os animais. Respeitá-los deveria ser obrigatório, mas vá além do respeito e ame-os. Os bichos não são criaturas menores, eles possuem sentimentos e sabem retribuir o amor que lhes é ofertado com tanta grandeza que você sentirá o coração reconfortado. Desconfie de quem não gosta de animais. Essas pessoas, normalmente, não são dignas de seu afeto também. 

Tenha cuidado com tudo o que vicia. Normalmente, é bom. Mas pode custar caro, até mesmo a sua paz, ou a sua vida. Não posso dizer para que se afaste de tudo o que pode te causar dependência, mas posso te alertar para que retenha as rédeas em suas mãos. Mas veja bem, se alguém diz é prejudicial, pense duas vezes antes de chegar perto, já sabendo que as chances de você gostar, e se viciar, são grandes. Isso vale para jogos, substâncias químicas, licitas ou não, comidas e pessoas. Avalie os riscos. Na dúvida, mantenha a distância!

Por último, quero pedir que me desculpe por todos os conselhos que eu não te der. E por aqueles que eu der indevidamente. A vida é um eterno aprendizado e eu também irei aprender com você. Tenha paciência comigo, sobretudo quando houver um conflito de gerações. Estarei sempre ao seu lado, basta estender a mão e se apoiar em mim. Tenho certeza de que juntos viveremos uma grande aventura. Vamos?

3 comentários:

  1. Letícia faço apenas uma contestação de duas frases de sua magnifica declaração em forma de conselhos: 1° não são palavras aos ventos pq provém do seu coração e este vento soprou para o meu é utilizarei para meus filhos pois nunca encontrei tão lindos conselhos para eles como este.2° enganou-se em dizer que poderia ficar sem leitura devida à extensão pois eu li e será transmitido no meus príncipes e também para meu futuro novo príncipe ou princesa que projeto em meu sonhos e estou em busca através de FIV ..está semana decobri trombofilia e me indigno que só agora depois de 18 anos do nascimento prematuro da minha filha (faleceu 1 dia após parto) e depois dela tantos anos ouvindo que eu não engravidava pq queria demais (ansiedade) e abortos e ectopicas (3) e eu era "ansiosa " tenhos dois príncipes um de 8 anos e um de 5 que são do coração e hoje com diagnóstico da trombofilia por mais que sei que é delicado ao menos agora temos uma luz um caminho e vamos então tentar e cumprir com planejado da família que sempre foi ter 3 filhos. Estou na luta e na pesquisa te encontrei por referencia graças a Deus pq tirei N's dúvidas. E agora até sua cartinha linda para Francisco em.conselhos faço deste para os meus. Um Grand bj no seu coração.. Me chamo Adriana

    ResponderExcluir

O que você acha?