Como estimular pequenos artistas em casa - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 3 de março de 2015

Como estimular pequenos artistas em casa

Estimular a arte nas crianças desde é muito importante. A arte ajuda no desenvolvimento do senso crítico e estético, libera a criatividade e desperta a curiosidade e autoestima. Pintar, desenhar e mesmo expor as crianças à obras de artistas, levando-as em museus, por exemplo, são importantes tarefas para o desenvolvimento infantil.

Ao desenhar, a criança desenvolve coordenação motora e auto-expressão, dando a ela uma nova forma de se comunicar com o mundo, uma extensão da linguagem. Trabalhar com cores, formas, tamanhos e símbolos é estimulante e aguça a busca do conhecimento, além de agregar
habilidades de atenção e memória.

No começo, os pequenos desenham mais pelo prazer de rabiscar o papel, mas depois, com o
tempo, começam a fazer da arte um registro. Nos desenhos , pinturas e colagens, você consegue
ver a evolução dos traços, com mais noções de perspectiva e realismo visual a medida que eles
crescem.

Veja aqui algumas dicas de como motivar seus filhos a mexer com arte, reservado momentos
para “brincadeiras de artista” e promovendo o conhecimento geral do assunto entre eles.




Monte um kit arte em casa
Arrume uma caixa para deixar todo o material de trabalho necessário guardado. Cola, papéis, tesoura, lápis de cor, tudo que puder usar separado para a brincadeira ficará ali. Claro, se seu filho for muito pequeno, você vai precisar supervisionar se ele estiver mexendo com as tintas. Já que pode cair na roupa. 

Encontre a sua oficina de arte
Ache um lugar na casa, como a mesa da cozinha, que vai ser o local a ser montada a “oficina de arte”. É ali, nesta mesa– que pode estar forrada para evitar desastres– que você pode por a caixa com todo o material . Sugira ideias, por exemplo: “colagem de papéis coloridos” ou  “desenhos de bichos”, e deixe as crianças fazerem o resto.

 Promova exposições de arte em casa
Depois de finalizarem suas obras, que tal montar uma exposição em casa? Mostre as crianças que elas podem montar sua própria exposição seja em um quadro de cortiça reservado num canto, na própria parede do quarto ou até na geladeira.

Leve as crianças aos museus
Museus, exposições e até arte de rua, as crianças adoram ver algo diferente. Procure ficar sabendo do circuito de arte na sua cidade, alguns museus, em cidades grandes, oferecem até oficinas de desenhos para os pequenos.  Em viagens dentro do Brasil ou exterior com as crianças, tente levá-las para atrações turísticas de arte local. Isso vai ajudá-las a tirar ideias para novos desenhos.  

*Publieditorial Unilever




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?