Merenda escolar saudável - EU CURTO SER MÃE

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Merenda escolar saudável



A grande batalha de pais e educadores é fazer as crianças comerem de forma correta e saudável. A oferta de industrializados pode ser tentadora pela facilidade que oferece aos pais e a grande aceitação dos pequenos. Na hora de pensar no lanche escolar isso pode pesar ainda mais. Mas saiba que existem alimentos saborosos e com a capacidade de oferecer a qualidade nutricional que o seu filho precisa para o melhor aproveitamento escolar, o desenvolvimento físico e intelectual.  

A merenda escolar é uma refeição intermediária e tem como função fornecer nutrientes adequados para favorecer o desempenho escolar. A Organização Mundial de Saúde orienta para que a dieta infantil seja de alimentos variados, contendo frutas, vegetais e grãos, além de ser restrita em óleo, sal e açúcar. Há um quadro de obesidade infantil que vem sendo combatido por profissionais de saúde, pais e educadores. De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada três crianças está acima do peso ideal.  

Consequências na saúde

A nutricionista funcional Lígia Oliveira explica que a alimentação na infância influencia toda a vida adulta. De acordo com ela, O organismo da criança ainda está em desenvolvimento, por isso, o que ela ingerir será determinante para o adolescente e para o adulto no qual ela se transformará. "O tipo de alimentação terá influência, inclusive, nas doenças que poderão aparecer no futuro", afirma.

Pode parecer difícil substituir os tradicionais industrializados. Mas existem opções de encher os olhos dos pequenos e que só fazem bem. A nutricionista recomenda que no cardápio das crianças alimentos ricos em corante e sódios sejam substituídos por opções mais saudáveis.

“Trocar o refrigerante por suco de fruta gaseificado (feito com água gasosa) é um exemplo. Deixar os doces somente para as festinhas e, no dia a dia, optar por frutas, ou comer pipoca no lugar dos salgadinhos são outras dicas para reduzir o consumo de açúcar e sal. Vale lembrar que não estou falando da pipoca de micro-ondas, pois essa contém gordura hidrogenada"


Saudável e gostoso

A escola Miri Piri, em Belo Horizonte, aplica o conceito de alimentação como parte integrante da qualidade de vida. A diretora da escola Miri Piri, Sat Kartar Kaur, defende que a alimentação saudável pode ser atrativa e instigar a curiosidade. Segundo ela, o contato com alimentos variados favorece o desenvolvimento cognitivo.

“É importante explorar as possibilidades de sabores, texturas e cores que os alimentos podem oferecer. A criança precisa explorar o novo, conhecer. Quando ela faz esse caminho de abertura para o que come isso favorece a aceitação a todo tipo de diversidade”, defende.

A diretora garante que não é porque é saudável que é ruim. Segundo ela, o cardápio desenvolvido para a escola é saboroso e agrada ao paladar exigente da criançada.

“Não usamos açúcar ou adoçantes tradicionais. Mas, mesmo assim, há o doce das frutas e isso agrada bastante. Tem uma maça-do-amor com caramelo natural e castanhas. É uma delícia e nutritiva”, garante.

Gordura corporal nem sempre entrega má alimentação

Muitas vezes a criança é magra e os pais acreditam que, por isso, está tudo bem. No entanto, o excesso de peso não é o único indicativo de que a saúde está em dia. A médica pediatra Carolina Capuruço observa que alguns exames podem se alterar por causa de uma alimentação inadequada.

“O colesterol em uma criança magra é até mais perigoso. Esse é só um dos indicativos de que o que está sendo oferecido não é o ideal. A deficiência de vitaminas e nutrientes pode comprometer a saúde de forma geral e o abuso de gordura, açúcar e sódio podem trazer transtornos de uma forma muito danosa”, salienta a médica.


Diga não ao industrializado

Chef do Deli Fresh Food,  bistrô com alimentos que têm em sua composição ingredientes saudáveis, Juliana Muradas acredita que a alimentação infantil devem conter verduras, legumes, frutas e grãos. De acordo com ela, alimentos industrializados devem ser evitados e substituídos por alimentos frescos.

“Quanto menos contato com conservantes e corantes uma criança tiver é melhor para a saúde em toda a sua vida. Envolver a criança na elaboração das receitas é uma forma de estimular a curiosidade e trazer momentos divertidos. Algumas receitas são fáceis para contar com a ajuda da meninada e isso vai trazer elas ao universo da alimentação”, exemplifica Juliana.

Segundo ela, até mesmo o suco deve ser oferecido natural. “Se puder preparar na hora, melhor. Mas caso contrário, um suco de frutas perde cerca de 30% em quatro horas de preparo. O que resta, certamente é melhor do que os sucos de caixinha que ainda contém corantes, açúcar e conservantes”, sugere.



Os vilões da geladeira (por Lígia Oliveira)

-Refrigerantes= muitos contém ácido fosdórico na composição o que reduz a absorção de cálcio gerando enfraquecimento dos ossos.

- Doces = não possuem nutrientes e contém grande quantidade de açúcar o que o associa ao alto índice de obesidade.

- Empanado de frango= são feitos de carne processada com grande quantidade de gordura. Além disso, são empanados em farinha branca o que aumenta anda mais a gordura.

- Cereais= os cereais destinados ao público infantil têm grande quantidade de açúcares e são feitos com farinha branca o que significa que têm baixa quantidade de vitaminas e minerais e quase nada de fibras.

- Biscoito recheado= Possuem grande quantidade de açúcares e são feitos com farinha branca. Possuem muita gordura hidrogenada que é extremamente prejudicial à saúde.

- Sucos industrializados = Possuem grande quantidade de corantes, conservantes e açúcares e mesmo quando contém suco de fruta, durante o processamento há perda de vitaminas e outros nutrientes.

Em seu site (www.ligiaoliveira.com ) a nutricionista indica algumas receitas balanceadas e dá dicas de alimentação adequada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?