Pelo direito de não dar chupetas! - EU CURTO SER MÃE

sábado, 27 de setembro de 2014

Pelo direito de não dar chupetas!

Morro de preguiça de bandeiras que as mães levantam.  Tem que parir sem anestesia, tem que slingar, tem que isso e aquilo outro. Não tem nada! Cada um que sabe como cuidar do próprio filho.  E eu também escolhi a minha maneira. Ou melhor, estou escolhendo, pois isso é algo que se constrói e pode ser modificado. 
E dentro do que escolhi, aqui em casa não tem chupeta nem mamadeira. Só peito. Exclusivo até os seis meses. E depois vemos como faremos.  É uma orientação da Organização Mundial da saúde (OMS), uma indicação da pediatra e uma escolha minha,  acima de tudo.
Mas vira e mexe tem alguém querendo saber da chupeta. Ela acalma, alegam. Mas minha filha é calmíssima. Ela acalenta, continuam. Mas quer acalento maior que um bom colo e meu calor? Ela ajuda a dormir a noite toda, continua o discurso. Mas minha pequena dorme de 21h às 7h. Ela vai chupetar seu peito, argumentam. Mas o meu peito existe para suprir necessidades nutricionais e afetivas de meu bb.
Qual o problema,  afinal? É a falta de um assessoria que nos acostumamos a ver em bbs desde sempre?  Só pode, pois faz falta apenas para quem tá de fora.
Eu não dou chupeta pois, de acordo com o que pesquisei e decidi seguir, causa o desmame precoce, atrapalha o desenvolvimento dentário e pode prejudicar a dicção. 
Como eu disse, não levanto bandeiras. Eu sequer puxo esse tipo de assunto. Me incomoda um tanto ver a absurda necessidade das pessoas de palpitar sobre as decisões que tomamos. Isso vale para os dois lados. E aqui deste lado de cá,  o lado do peitão encantado, não cabem plásticos, silicones, látex ou afins. E vamos muito bem, obrigada!

2 comentários:

O que você acha?