Nem por você nem por ninguém.... - EU CURTO SER MÃE

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Nem por você nem por ninguém....


O filme "Fala sério, mãe" não é novo. Mas eu não tinha assistido até que passou outro dia na Globo e parei para ver. Leve, divertido, mas me levou à reflexão e ao choro. 

Vocês já pararam para pensar que nossos filhos ensaiam voos cada vez mais distantes desde que nascem? Cada nova conquista os leva um pouco mais longe de nós. Não digo especificamente de distância física e, eu sei, que estaremos sempre ligados. Porém, eles constroem as próprias conexões, traçam os próprios caminhos e, cada vez mais, definem as próprias vidas sem a nossa interferência.

Eu, que tenho uma menininha de quatro anos não tinha ainda dimensionado isso. E foi assistindo ao filme que parei pra pensar nisso e sofrer antecipadamente. Sem dar spoiler para quem não assistiu ainda, a história mostra uma mãe com sua primeira filha e as mudanças que vão ocorrendo com ela e com a família.

A mulher se descobre como mãe e a filha a ensina a vivenciar esse papel. A relação de companheirismo é enorme. Em dado momento, a mãe de coloca entre os sonhos da filha, tentando impedi-la de voar mais alto. É então que a música "Vinte e poucos anos", do Fábio Junior, fala aquilo que deve ser dito a toda mãe.


"Você já sabe
Me conhece muito bem
eu sou capaz de ir e vou
Muito mais além
Que você imagina
Eu não desisto assim tão fácil, meu amor
Das coisas que eu quero fazer
E ainda não fiz
Na vida tudo tem seu preço
Seu valor
E eu só quero dessa vida
É ser feliz
Eu não abro mão
Nem por você
Nem por ninguém
Eu me desfaço
Dos meus planos
Quero saber bem mais
Que os meus 20 e poucos anos"

Nunca tinha pensado nesta música dirigida a uma mãe. E não é que cabe direitinho? Nós, mães, achamos que sabemos o melhor para nossos filhos. Até uma parte da existência deles somos nós mesmos que sabemos. E depois? Estamos criando um ser humano e precisamos confiar na capacidade dessa pessoa de tomar as redes da vida. Dói só de pensar. Eu sei.... mas é o caminho natural, e saudável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?