Organização para a volta às aulas - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Organização para a volta às aulas


Sair da deliciosa rotina de férias e se deparar com o retorno das aulas, compra de material, ajuste do horário biológico e do horário de escola não é fácil! Mas a organização de cada passo para o retorno às aulas facilita, e muito, este momento.

Então vamos lá: organização da volta às aulas, porque a verdade é que, com organização, toda a família sofre bem menos.

Os pais devem sempre cultivar o sentido de organização, porque o bom desempenho da criança na escola começa em casa. Oriente-as na organização do quarto, de seu uniforme, do material escolar e, também, a organização do tempo de estudo. Integre a criança nesses momentos.

Organizar previamente o local de estudo é extremamente necessário para um retorno mais adequado desse momento. Pense em um cantinho do quarto ou da casa com boas condições para o seu filho se sentir tranquilo e motivado para os estudos. As crianças devem um cantinho para fazer a lição de casa e estarem concentradas. E não se esqueçam de observar a questão da ergonomia na altura da mesa e da cadeira.

Já com relação ao material escolar, antes de sair às compras reveja todos os itens da lista e os agrupem em categorias. Isso mesmo, categorizar a lista, saber quantidades que serão necessárias a comprar e, importantíssimo, o que já tem em casa. Não custa nada dar aquela geral no quarto para ver o que ainda pode ser utilizado. E ao sair para as compras saber exatamente o que será necessário e em qual local são vendidos.  

E em era de sustentabilidade, que tal decidir pela busca de livros usados e em bom estado? Coloque as crianças para participarem ativamente do processo, já que são bem antenadas e podem usar os grupos de troca de material no Facebook, o que além de integrarem os pequenos no processo de reutilização e economia de dinheiro, já os preparam para o retorno das aulas.

Após rever o uniforme e já estabelecer a quantidade necessária onde serão guardados, pense na praticidade na hora de arrumar, o que facilita em muito na preparação e na correria do dia a dia para chegar a tempo na escola.  Reúna todas as roupas utilizadas na escola para serem guardadas em um único local, categorizadas em, por exemplo, dias quentes, dias frios, dias de atividades físicas. Não se esqueça das meias e dos tênis que também merecem cuidados e atenção na hora de guardar.

Na prática seria agrupar por tipo de peça: camisetas de manga curta, camisetas de manga longa, calças, moletons, saias, bermudas e deixar os conjuntos de calças e blusões de moletom próximos. Não se esqueça de reservar um local no quarto para deixar as peças que podem ser usadas mais de uma vez, como sugestão seria um gancho atrás da porta.

Facilite para o seu filho os locais de guarda de peças, pergunte a ele onde fica mais fácil e a forma que ele gostaria. Integrar as crianças nessas resoluções fazem a organização funcionar mais.

E para os que ainda levam o lanche de casa para a escola, vale também organizar um espaço na cozinha para isso, com espaços específicos para os vasilhames. É fundamental selecionar o cardápio e os utilitários que serão necessários e, sempre, envolver as crianças na escolha.

Passando para a rotina, se já for possível, faça a impressão dos horários e do plano de ensino das disciplinas. Isso permite um visão ampla de como serão os momentos de estudo e o que se deve que exigir. Isso é bom para os pais e também para as crianças, que podem organizar a rotina de forma a prever as atividades para não começar o ano letivo já esquecendo material ou atividades agendadas.

E por fim, chega a hora de ir ajustando o relógio biológico ao horário da rotina escolar. Comece uns dias antes, já vá conversando e ajustando esse comprometimento. Retornar com as refeições nos horários certos, diminuir gradualmente o tempo de permanência em frente a TV, tablet, computador, celular e vídeo etc. Mas sem radicalismos, afinal, é bom demais aproveitar os últimos dias! A dica aqui é, não diga ao seu filho na noite anterior: amanhã tem aula cedo!

Nota dez é acertar no início do ano letivo para que as crianças tenham uma volta cheia de disposição e os pais também.



* Texto de Letícia Cordeiro – personal organizer, Diretora da Duenna Gestão Residencial e Presidente da Associação Regional dos Profissionais em Organização e Produtividade (ArpopMG). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?