Fique atento à saúde de sua boca - EU CURTO SER MÃE

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Fique atento à saúde de sua boca




Cáries e inflamação no canal dentário são problemas sérios que podem evoluir para condições graves e levar até à morte. Dois casos levaram o assunto à mídia, mostrando a importância dos cuidados com a saúde bucal. 

A modelo Renata Banhara foi internada em estado grave por complicações causadas por uma ma bactéria que estava sigilosamente instalada em seu dente e se alastrou pelo tecido ósseo causando uma sinusite. Essa bactéria comprometeu os nervos e tecidos internos da cabeça, gerando fortes dores, num quadro que inspira cuidados e pode comprometer seus movimentos faciais como sequela.

Ricardo Bueno, cantor e integrante da banda Dominó, sucesso nos anos 1990, morreu após uma septicemia (infecção generalizada), causada por um problema odontológico.

Além de ficar atento  às dores e desconfortos nos dentes e gengivas e realizar visitas periódicas ao dentista, fazer a higienização correta é fundamental para evitar doenças e complicações.

Entrevistamos a dentista Kenia Monteiro, da Mr. Clean Odontologia, sobre os riscos que envolvem os problemas dentários e a melhor forma de prevenção. Confira:


Existe alguma relação entre a saúde bucal e o coração?

 Sim, quando a bactéria da cárie ou a que causa doença periodontal (acomete gengiva e osso) entram no organismo e chegam até o coração que é vulnerável (endocárdio ou válvula sensíveis), acontece a endocardite bacteriana. Portanto, a causa da doença está diretamente ligada ao descuido com a saúde bucal. 

As pessoas que possuem problema congênito na formação do endocárdio ou que já sofreram com alguma alteração na válvula do coração, têm grandes chances de desenvolver a doença. Sem estas características, fica mais difícil da bactéria alojar no coração e ali criar uma colônia de bactérias por causa da velocidade normal do fluxo sanguíneo, que acaba “limpando” o local.  

Tenho que tomar alguns cuidados?

O correto é que antes de realizar tratamentos dentários invasivos alguns pacientes façam uma aplicação preventiva, sob orientação do dentista, de antibióticos para evitar possíveis infecções. Intervenções odontológicas mais complexas (raspagem, exodontia, tratamento de canal dentre outras) como também lesões bucais que precisam ser tratadas deixam uma “porta aberta” para a entrada das bactérias no organismo, o que é perigoso e um facilitador para o desenvolvimento da endocardite bacteriana. 

Outra atitude importantíssima a ser tomada é o cuidado com a saúde bucal, fazer uma escovação correta dos dentes, utilizar o fio dental com frequência para retirar melhor os resíduos de alimentos e ter acompanhamento frequente de um dentista para ele identificar qualquer tipo de irregularidade (tártaro, placa bacteriana, cárie, gengivite etc) é essencial. 

Uma infecção de dente ou gengiva pode provocar outras doenças e atingir outros órgãos do corpo?
Sim, veja quais são:

arteriosclerose/infarto/AVC/hipertensão:coração
gastrite/úlcera:estômago
pneumonia:pulmão
rinite/sinusite:vias aéreas
nefrite:rim
ouvidos
olhos     
útero
cérebro

Estas infecções provocadas por estas bactérias também podem prejudicar o tratamento da diabetes e doenças reumáticas.

No caso de grávidas, quais complicações podem surgir por problemas dentários?

Uma grávida pode ter excesso de produção de saliva, propensão à gengivite, os famosos enjoos que só complicam na hora de higienizar a cavidade bucal. 
A saúde bucal fica debilitada, podendo ocorrer a doença cárie e periodontal, infelizmente. A notícia boa é que tudo isso é possível de ser controlado .Estudos científicos comprovam que o parto prematuro e baixo peso dos bebês se relacionam  a estas doenças provocadas por bactérias poderosas e oportunistas que atravessam a placenta.

Qual o prazo ideal para manter visitas ao dentista?

As visitas e sua periodicidade depende de cada caso.O que se faz necessário é o compromisso e consciência com a saúde bucal e suas relações com a saúde geral.

Há risco das toxinas contidas no canal dentário escapem e entram na corrente sanguínea?

 Após o tratamento endodôntico(canal) , o cliente deve ser informado e conscientizado que o controle radiográfico deve ser realizado de acordo com a necessidade do caso,porque  bactérias podem permanecer na região,pós tratamento realizado e estas poderão cair na circulação e se instalarem nos órgãos do corpo.


A simples escovação é suficiente para evitar maiores danos?

Apenas a simples escovação não traz eficácia para evitar doenças.Uma higienização com excelência ,necessita ter a presença da escova,com tamanho e cerdas ideais,uso correto do fio dental e raspador de língua. Enxaguatório,quando houver indicação.

O que é o PAP-Programa de Acompanhamento Preventivo, da Mr Clean, e como ele pode prevenir doenças?

A cárie e problemas que acometem gengiva e osso são doenças transmissíveis  que podem e devem ser controladas. Por este motivo que a Equipe da Mr.Clean Odontologia e Saúde elaborou o exclusivo e inovador Programa de Acompanhamento Preventivo – PAP. Este Programa tem o objetivo de prevenir e cuidar de todos os integrantes do núcleo familiar,atua de maneira simples, fácil, saudável com resultados extremamente satisfatórios, de menor custo,que está ao alcance de todos e traz qualidade de vida aos participantes.

Esse acompanhamento preventivo proporciona uma maior chance de  manter uma saúde bucal por toda a vida, de uma forma educativa e preventiva a doenças.

Necessita apenas do compromisso do integrante com a periodicidade do programa e suas visitas pré agendadas dependem de cada caso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?