Crianças têm acesso cada vez mais cedo às tecnologias - EU CURTO SER MÃE

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Crianças têm acesso cada vez mais cedo às tecnologias


Estudos mostram que  crianças têm acesso cada vez mais cedo às tecnologias e permanecem conectadas por mais tempo. Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguia usar jogos de computador, mas apenas 14% era capaz de amarrar os sapatos sozinha.

Especialistas apontam que a  superexposição da criança a telas está relacionada ao déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos, como a raiva. Outros problemas comuns seriam a obesidade e insônia. 

A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria recomendaram limites para a exposição das crianças a todo tipo de mídia. As entidades recomendam que somente depois dos 2 anos de idade elas comecem a ter contato com esses aparelhos e por tempo limitado. Até os 5 anos, as crianças só deveriam ficar no máximo 1 hora diante das telas. O tempo aumenta para 2 horas para crianças de 6 a 12 anos e para 3 horas a partir dos 13 anos.

A explicação é que existem operações mentais que precisam ser feitas naturalmente e o grau de estimulação dos meios eletrônicos desrespeita essa natureza de desencadeamento da lógica. Quanto mais a criança ficar exposta a tecnologia, piores serão suas funções cognitivas, como a memória e desenvolvimento da atenção.

As telas estão tirando um tempo precioso das crianças:  o tempo do  brincar. A brincadeira na infância é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos: físico, emocional, cognitivo, social e espiritual. Elas também deixam de  se dedicar a atividades importantes como esportes, cultura ou simplesmente uma conversa em família.

Veja o vídeo com algumas sugestões para aproveitar melhor o tempo das crianças:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?